
No dia 23 de outubro, o jornalista e professor adjunto do Programa de Pós-graduação em Sociologia e Política da Universidade Federal de Santa Catarina, Jacques Mick, encerrou o Ciclo de Seminários As Mudanças no Mundo do Trabalho do Jornalista, promovido pelo Centro de Pesquisa em Comunicação e Trabalho, da ECA/USP. Vale lembrar que os dois primeiros seminários aconteceram em 08 e 18 de outubro, com o jornalista Luciano Martins Costa, e com o também jornalista e professor da UFSC, Rogério Christofoletti.
Mick é coordenador da pesquisa Perfil profissional do jornalismo brasileiro – Etapa 1 – Quantos são os jornalistas brasileiros?, feita em parceria com a FENAJ e o SBPJOR e, durante a sua palestra, apresentou os resultados preliminares do projeto que, segundo ele, deverá ser finalizado em 2013, com a realização de um Seminário e o lançamento de diversas publicações.
Ao apresentar os resultados da pesquisa O Perfil do jornalista e os discursos sobre o jornalismo. Um estudo das mudanças no mundo do trabalho do jornalista profissional em São Paulo, a coordenadora do CPCT, Profa. Roseli Fígaro, mostrou pontos convergentes com a pesquisa nacional e, com os comentários da Profa. Maria Aparecida Baccega, encerrou o Ciclo, agradecendo a presença e participação de todos.