Livro traz uma análise sobre o trabalho dos jornalistas de São Paulo

 
 
 
 

Livro: As mudanças no mundo do trabalho do jornalista


O livro “As mudanças no mundo do trabalho do jornalista” marca o encerramento da pesquisa O perfil do jornalista e os discursos sobre o jornalismo: um estudo das mudanças no mundo do trabalho do jornalista profissional em São Paulo, trabalho coletivo realizado entre 2009 e 2012 pelos pesquisadores do Centro de Pesquisa em Comunicação e Trabalho (CPCT), da ECA/USP, com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).

Organizado por Roseli Figaro, professora da ECA/USP e coordenadora do CPCT, o livro reúne evidências das mudanças ocorridas no perfil e no mundo do trabalho dos jornalistas de São Paulo. Nas últimas décadas, uma série de funções desapareceu do cenário das rotinas produtivas do jornalista; os produtos jornalísticos impressos, televisivos ou radiofônicos de hoje são produzidos de maneiras completamente diferentes do que há cerca de vinte anos; e o tempo e o espaço, comprimidos pelas possibilidades das tecnologias de comunicação e de informação, foram assimilados nos processos de produção de modo a reduzir o tempo para a reflexão, a apuração e a pesquisa no trabalho jornalístico.

O espaço de trabalho encolheu e ao mesmo tempo diversificou-se, transformando as grandes redações em células de produção que podem ser instaladas em qualquer lugar com Internet e um computador. O jornalismo on line, em tempo real, os blogs e as ferramentas das redes sociais são inovações nas rotinas profissionais. E o que tudo isso representa em termos de mudanças no perfil do profissional e nas formas de relação com o trabalho? Como a vida desse trabalhador se organiza no trabalho? O que ele pensa sobre o próprio trabalho e sobre o jornalismo? Essas e outras questões são analisadas neste livro.

Com prefácio do professor José Marques de Melo, o livro apresenta no capítulo principal um texto escrito pela própria organizadora, que coordenou toda a pesquisa empírica, combinando métodos quantitativos e procedimentos qualitativos, para oferecer uma visão panorâmica das relações ocupacionais nos espaços em que atuam os jornalistas na contemporaneidade.  As nuances dessas mudanças estão expostas nos dois capítulos posteriores: Claudia Nonato focaliza o segmento dos jornalistas sindicalizados em São Paulo, concluindo que o sindicato perdeu a natureza sedutora ainda vigente no início dos anos 70; e, ao mesmo tempo, discute as atitudes das novas gerações frente ao cotidiano profissional. Na linha de estudos de recepção, Rafael Grohmann busca compreender quais os produtos culturais preferidos pela categoria. E, por fim, está um relatório elaborado e apresentado, em 1972, pelo também professor da ECA/USP, Jair Borin, no XIV Congresso Nacional dos Jornalistas, realizado na cidade de São Paulo. A pesquisa serve como comparação entre o perfil dos jornalistas daquela época e os de hoje.

Recomendado para estudantes e profissionais da área de comunicação, o livro oferece estudos práticos do cotidiano do jornalista e do comunicador. É também leitura complementar para disciplinas que abrangem as áreas de Comunicação/Jornalismo e para programas de pós-graduação em Comunicação Social.

  

SERVIÇO

As mudanças no mundo do trabalho do jornalista (E-book)

Organizadora: Roseli Figaro

Autores: Roseli Figaro, Cláudia Nonato, Rafael Grohmann

Editora Atlas, selo Salta – 1ª edição (2013) – 336 páginas

Preço sugerido: R$ 47,00 (E-book) e R$ 68,00 (impresso)

Promoção de lançamento: desconto 30% para professores e de 20% para o público em geral. Disponível em:

http://www.editoraatlas.com.br/Atlas/webapp/detalhes_produto.aspx?prd_des_ean13=9788522479696

 Mais informações: comunicacaoetrabalho@gmail.com

 

Buscar