Resumo
Este é um estudo de recepção do processo comunicacional de trabalhadores metalúrgicos do chão de fábrica, sindicalizados, com primeiro grau incompleto, empregados de uma grande empresa montadora de veículos da região do ABCD paulista. A pesquisa tem como referencial teórico a tradição dos fundadores de Estudos Culturais e a abordagem das mediações, proposta por Jesús Martín-Barbero. Essa orientação teórica se dá devido permitir o resgate da crítica social, da problemática da cultura na comunicação e da análise da subjetividade.
Objetivos
O objetivo é o de compreender a recepção dos meios de comunicação a partir da mediação do mundo do trabalho. Busca demonstrar como as mediações do mundo do trabalho compõem o universo da recepção dos operários metalúrgicos sujeitos da pesquisa.
Aspectos teóricos-metodológicos
Quanto ao tratamento metodológico combinou-se a pesquisa quantitativa com a pesquisa qualitativa e Análise do Discurso. Na primeira fase, aplicou-se um questionário fechado a 471 metalúrgicos, que representavam 10% da população de metalúrgicos do chão de fábrica, com primeiro grau incompleto. Os resultados deram origem a um mapa de consumo cultural por nível socioeconômico e indicaram as principais mediações à recepção dos meios de comunicação a que eles têm acesso. Na fase qualitativa da pesquisa, a partir de um roteiro estruturado, realizaram-se entrevistas em profundidade com os metalúrgicos sorteados aleatoriamente do universo de respondentes da fase anterior, em uma amostra casual simples, levando-se em consideração os diferentes níveis socioeconômicos. O relato que se obteve de cada um foi analisado a partir do referencial da Análise do Discurso.
Resultados
Os resultados obtidos comprovam a importância da categoria trabalho para os estudos de recepção, bem como indicam o mundo do trabalho e as diversas relações que a partir dele se estabelece como mediações privilegiadas, constituindo-se num espaço de reconhecimento e de constituição da identidade do ser trabalhador.
Outro resultado obtido foi a constatação do significado do que seja notícia para o trabalhadores. Eles a compreendem como narrativa com começo, meio e fim, com personagens, enredo, aproximando-se da estrutura ficcional. Este conceito está imediatamente referenciado à experiência concreta de suas vidas. A televisão é o meio de comunicação privilegiado e sua recepção se dá mediada pelos diferentes discursos que circulam no mundo do trabalho, principalmente pela Imprensa Sindical e pelas relações interpessoais entre colegas de trabalho e representantes sindicais. Fato que lhes permite ter uma visão mais crítica, pois é possível confrontar os pontos de vistas diferenciados manifestos pela imprensa sindical e presentes no mundo do trabalho com os manifestos pelos demais meios de comunicação, principalmente pela televisão.
Outro resultado importante é a constatação de que no mundo do trabalho, devido às relações interpessoais, há espaço para a constituição da identidade, da auto-estima do Ser trabalhador.
Publicações
Artigos publicados em periódicos (completo)
- FÍGARO, R. Recepção da comunicação no mundo do trabalho: uma crítica à ação comunicativa. Ciberlegenda – número 9, 2002, site da Univ.Fedral Fluminense, v. 1, n. 9, p. 1-19, 2002.
http://www.uff.br/mestcii/roseli1.htm - FÍGARO, R. Estudo de Recepção: o mundo do trabalho como mediação da comunicação. Revista Novos Olhares, São Paulo, v. ano 3, n. 6, p. 38-51, 2002.
- FÍGARO, R Comunicação e a mediação com o trabalho. Debate Sindical, São Paulo, v. ano 15, n. 39, p. 33-335, 2001.
Livros publicados/organizados ou edições
- FÍGARO, R. Comunicação e trabalho – Estudo de recepção. O mundo do trabalho como mediação da comunicação. 1. ed. SÃO PAULO – SP: ANITA/FAPESP, 2001. v. 1. 330 p.
Capítulos de livros publicados
- FÍGARO, R. Sujeitos da comunicação no mundo do trabalho. In: Alberto Dines (Org.). A mídia e os dilemas da transparência. 1 ed. Brasília: Banco do Brasil, 2002, v. 1, p. 74-82.
Trabalhos em eventos (completo)
- FÍGARO, R. Recepção da comunicação no mundo do trabalho: uma crítica à ação comunicativa. In: VI Congresso Latino-americano de Investigadores da Comunicação, 2002, Santiago – Chile. CD-ROM das atas do VI congresso Latino-Americano de Investigadores da Comunicação. Santiago: Associação Latino Americana de Investigadores da Comunicação – Alaic, 2002.
- FÍGARO, R. Recepção da comunicação no mundo do trabalho: uma crítica à ação comunicativa. In: XXV Congresso Intercom, 2002, Salvador – Bahia. CD-ROM do XXV Congresso da Intercom. Salvador: Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinas da Comunicação, 2002. v. 1.
- FÍGARO, R. Comunicação, mundo do trabalho e subjetividade. In: XXIV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2001, Campo Grande. livro Programa do Congresso, 2001.
- FÍGARO, R. La centralité de la catégorie du travail par rapport (refléchir) au champ de la communication. In: Au VIème Congrès Franco-Brésilien SFSIC-INTERCOM, 2001, Poitiers, 2001.
Trabalhos em eventos (resumo)
- FÍGARO, R. Comunicação e trabalho, os receptores dos meios de comunicação. In: VII Seminário de Comunicação do Banco do Brasil, 2001, São Paulo. Programa do VII Seminário de Comunicação do Banco do Brasil, 2001.