Publicações

Perfil do Jornalista Brasileiro (2021)

Nove pesquisadores e pesquisadoras do CPCT integram a equipe encarregada pela elaboração da pesquisa “Perfil do Jornalista Brasileiro (2021)”, realizada no segundo semestre de 2021 e publicada em junho do ano passado. A segunda fase do estudo foi divulgada no último mês de outubro,...

Relatório Fairwork Brasil 2023

Nossas pontuações do Fairwork Brasil agora analisam 10 plataformas de setores variados, e mostram que ainda há muito a fazer em termos de trabalho decente no país, com a maioria dos trabalhadores continuando a enfrentar condições de trabalho injustas e falta de proteções...

Arranjos jornalísticos alternativos e independentes no Brasil: organização, sustentação e rotinas produtivas

Este livro é fruto de uma iniciativa coletiva organizada pelo Centro de Pesquisa em Comunicação e Trabalho, da Escola de Comunicações e Artes, na Universidade de São Paulo, o CPCT-ECA-USP. A obra sintetiza um processo de interlocução iniciado ainda em 2017 com pesquisadores de diferentes...

Discurso jornalístico e condições de produção em arranjos econômicos alternativos às corporações de mídia

Esta segunda fase da pesquisa, cujo título original do Projeto é As relações de comunicação e as condições de produção no trabalho de jornalistas em arranjos econômicos alternativos às corporações de mídia: produção jornalística, contou com apoio do CNPq, processo número...

Como trabalham os comunicadores no contexto de um ano da pandemia de Covid-19: …1 ano e 500 mil mortes

Estamos no segundo ano da pandemia de Covid-19 e no Brasil são mais de meio milhão de mortos. O dramático quadro brasileiro motiva a realização desta segunda rodada da pesquisa: Como trabalham os comunicadores no contexto de um ano da pandemia de Covid-19? Nosso objetivo é acompanhar com...

As Estratégias de Comunicação das Plataformas de Trabalho: Circulação de Sentidos nas Mídias Sociais das Empresas no Brasil

Este artigo tem o objetivo de analisar como as plataformas de entrega e transporte no Brasil construíram seu ethos nas mídias sociais, no contexto da primeira greve dos trabalhadores dessas empresas, dentro do cenário da pandemia de coronavírus. Argumentamos, a partir da noção de circulação...

Buscar