Para compreender melhor os critérios de elaboração do “Mapa do Jornalismo Independente”, a coordenadora e pesquisadora do Centro de Pesquisa em Comunicação e Trabalho da ECA/USP, Roseli Fígaro e a mestranda Ana Flavia Marques entrevistaram a jornalista Marina Dias, da Agência Pública.
O ponto de partido dessa conversa foi a questão sobre o porquê fazer um mapeamento desse tipo, com iniciativas do jornalismo “independente”.
Segundo Marina, um dos princípios da Agência Pública é inovar e fazer matérias e projetos inéditos. “Ninguém nunca tinha feito esse tipo de trabalho e depois de 2013 houve uma explosão dessas iniciativas e nos perguntamos por que ninguém havia feito algo do tipo e resolvemos fazer”.
“Foi necessário para apoiar e fomentar o jornalismo independente, dar visibilidade para esses sites. É um tipo de portfólio também”, afirmou Marina.
Além da motivação do Mapa, Marina também esclareceu sobre os critérios estabelecidos para inclusão das iniciativas, o caminho seguido pela equipe da Agência Pública, as reflexões que ocorreram durante todo o processo de elaboração do levantamento e as principais características desses arranjos, como quantos têm caráter comercial, como são financiados, onde estão localizados, entre outros dados que foram apresentados pelos responsáveis através de questionário.
Ouça a entrevista completa no link abaixo.