Curso de Difusão em Comunicação e Trabalho 2015

A comunicação no mundo do trabalho: racionalidades, tecnicidades e contradições

Curso de difusão para profissionais e estudantes de ensino superior interessados em compreender a comunicação no trabalho e a comunicação como trabalho.

Dias: 03, 17, 24 e 31* de outubro de 2015.

Horário: das 9h às 17h

* Apenas período da manhã (9h às 13h)

Local: CCA-ECA-USP (Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443, 2. Andar, Cidade Universitária – SP/SP)

Coordenação: Roseli Figaro – professora livre-docente do Departamento de Comunicações e Artes da ECA-USP e coordenadora do CPCT.

Realização: Centro de Pesquisa em Comunicação e Trabalho (CPCT) da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP).

Departamento de Comunicações e Artes (CCA) da ECA-USP.

Curso gratuito

Carga horária: 28 horas – Quatro módulos de ensino

Nº de Vagas Oferecidas:  80 /Mínimo de Participantes: 20.

Informações: (011) 3091-4081; contato: Secretaria (Malu).

Inscrições: período de 14/09/2015 a  30/09/2015; pelo email: comunicacaoetrabalho@gmail.com

No ato de inscrição, deve-se declarar: nome completo, CPF, RG, escolaridade, profissão; anexar cópia de ambos os documentos e responder à questão: por que quero fazer este curso?

Critérios para Seleção: As vagas serão preenchidas mediante a ordem de inscrição ou análise de currículo, caso o número de inscrições ultrapasse o número de vagas disponíveis.
Critérios de Aprovação Diante do cumprimento da exigência de frequência mínima de 85% nas atividades propostas ao longo das 04 semanas, o aluno será considerado APROVADO, e receberá o certificado de conclusão do curso.

Sobre o curso

Introdução

Comunicação é uma palavra-chave no mundo do trabalho. A partir dos anos de 1980, devido à introdução das inovações tecnológicas de informação, da telemática e da reorganização dos processos produtivos, sua presença tornou-se ainda mais marcante. A reestruturação do mundo do trabalho fundamenta-se na comunicação, persuasão/cooptação por meio do aparato ideológico-discursivo em que se baseiam os pilares da polivalência, flexibilidade, qualidade e inovação da produção. As expressões: qualidade, criatividade, imaterialidade são mobilizadas como palavras mágicas que almejam o status de categoria teórica explicativa desse nosso tempo.

Dessa forma, as inovações encetadas pelos processos comunicacionais entraram na dinâmica da reprodução necessária ao capital. Elas estão conformadas pelos tempos e espaços das lógicas do processo de trabalho: da produção, circulação e recepção de bens e serviços.  As redes telemáticas, as linhas de montagem e as redes sociais têm em comum todas as contradições do globalismo expansionista do capitalismo.

Para estudar os aspectos destacados, propomos a configuração de uma linha de pesquisa orientada pela inter-relação de comunicação e trabalho. Essa abordagem conceitua as relações de comunicação no mundo do trabalho e problematiza as convergências, as divergências e os conflitos no mundo do trabalho.

Objetivos:

  1. Apresentar e discutir a fundamentação teórico-metodológica do binômio comunicação e trabalho desde a perspectiva marxiana em aproximação à abordagem da ergologia;
  2. Discutir as relações do binômio comunicação e trabalho com outras áreas de conhecimento como a sociologia do trabalho, os estudos da linguagem, os estudos de recepção e a educação;
  3. Discutir o conceito de classes sociais e seus usos nos estudos da comunicação bem como sua apropriação pelo binômio comunicação e trabalho;
  4. Analisar as similaridades e contradições entre os princípios e os métodos de racionalização do trabalho (taylorismo/fordismo; toyotismo) e as prescrições da comunicação nas organizações;
  5. Problematizar e discutir a comunicação no mundo do trabalho, na perspectiva de quem trabalha;
  6. Apresentar e discutir casos e pesquisas sobre comunicação no mundo do trabalho;
  7. Apresentar e discutir o mundo do trabalho dos comunicadores, as relações de trabalho no contexto das novas mídias e seus desafios em busca de liberdade de expressão.

 Conteúdo programático:

  • Conceito de comunicação;
  • Conceito de trabalho;
  • Binômio Comunicação e trabalho;
  • Os estudos do campo da Comunicação e o conceito de classes sociais nas pesquisas de comunicação e trabalho;
  • Os princípios e métodos da racionalização do trabalho e as prescrições de comunicação nas organizações;
  • As diferenças entre a comunicação das organizações e a comunicação no mundo do trabalho;
  • Os laços de sociabilidade evidenciados nas relações de comunicação e trabalho;
  • O mundo do trabalho dos comunicadores: jornalistas, gráficos, editores;
  • Os comunicadores em busca de novos horizontes de trabalho e liberdade de expressão.
  • Aspectos metodológicos da pesquisa em comunicação e trabalho.
  • O mundo do trabalho no discurso de jovens estudantes do ensino médio.

Módulos de ensino:

1.Módulo 03/10 Introdução à abordagem do binômio comunicação e trabalho Responsável
Manhã Apresentação do curso, dos participantes, panorama das pesquisas coletivas e individuais do CPCT. Roseli Figaro
Intervalo (15min)
Manhã Conceitos introdutórios sobre comunicação e sobre trabalho. Roseli Figaro
Almoço (1h30min)
Tarde Abordagens interdisciplinares para pensar a comunicação no mundo do trabalho e o binômio comunicação e trabalho; propostas metodológicas para o desenvolvimento de pesquisas no tema. Roseli Figaro
Tarde Comunicação, trabalho e classes sociais Rafael Grohmann
2.Módulo 17/10 As diferenças entre a comunicação das organizações e a comunicação no mundo do trabalho. Responsável
Manhã Racionalização do trabalho e prescrições de comunicação Claudia Rebechi
Almoço (1h30min)
Tarde Análise crítica da comunicação no embate entre as organizações e seus públicos Janaína Visibeli
Tarde Comunicação no mundo do trabalho na perspectiva de quem trabalha Julio Arantes
3. Módulo 24/10 Pesquisas de comunicação no mundo do trabalho Responsável
Manhã As relações de comunicação no processo de produção Sérgio Picciarelli
Manhã O mundo do trabalho do editor de livros Luciana Félix
Manhã A evidência dos números no discurso jornalístico através das relações de comunicação e trabalho Olivia Bulla
Almoço (1h30min)
Tarde Limites e possibilidades da liberdade de expressão no mundo do trabalho Fernando Pachi Filho
Tarde Os jornalistas em busca de alternativas de trabalho e liberdade de expressão. Claudia Nonato
Tarde Metodologia de estudo do binômio Comunicação e Trabalho: um estudo de recepção com os jovens de escola pública Alexandre Suenaga
4. Módulo 31/10 (Manhã) Oficina de propostas de estudos sobre comunicação e trabalho Responsável CPCT


Metodologia
 

  • Aulas expositivas e debate de conteúdos temáticos;
  • Apresentação e discussão de pesquisas na perspectiva conceitual da atividade de comunicação e trabalho;
  • Oficina de propostas de estudos sobre comunicação e trabalho.

Ministrantes:

Alexandre Suenaga  (http://lattes.cnpq.br/3284975029707487)

Mestrando do curso de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Universidade de São Paulo (USP) e pesquisador do Centro de Pesquisa em Comunicação e Trabalho (CPCT). Possui graduação em Comunicação Social: Habilitação em Relações Públicas pela Escola de Comunicações e Artes da USP. Desenvolve atualmente pesquisa sobre os discursos dos jovens sobre o mundo do trabalho na escola pública.

Claudia Nociolini Rebechi (http://lattes.cnpq.br/2706095230666349)

Docente do Departamento de Comunicação da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Doutora e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Realizou estágio de pesquisa doutoral (doutorado sanduíche) no Centre des Recherhes Sociologiques et Politiques de Paris (CRESPPA-CNRS), na França, de julho de 2012 a agosto de 2013. Graduada em Comunicação Social – habilitação em Relações Públicas – pela UNESP e especialista pelo Curso de Pós-Graduação Lato Sensu de Gestão Estratégica em Comunicação Organizacional e Relações Públicas (Gestcorp), do Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo da Escola de Comunicações e Artes da USP. É pesquisadora do Centro de Pesquisa em Comunicação e Trabalho da ECA-USP e tem experiência na área de Comunicação, focalizando especialmente nos seguintes temas: Comunicação e Trabalho; Comunicação em Organizações; Relações Públicas; Prescrições de Comunicação; Racionalização do Trabalho; Organização e Gestão do Trabalho.

Cláudia Nonato (http://lattes.cnpq.br/4975622041237653)

Doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo e Editora Executiva da revista Comunicação & Educação, na mesma instituição. Docente dos cursos de graduação em Jornalismo do FIAM-FAAM Centro Universitário. Pesquisadora do Centro de Pesquisa em Comunicação e Trabalho (CPCT-ECA/USP). Graduada em Comunicação Social (Habilitação Jornalismo) pela Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero (1990), especialista em Gestão da Comunicação (1999) e Mestre em Ciências da Comunicação (2010) pela Universidade de São Paulo. Possui experiência como repórter da área de cultura e em assessoria de comunicação. Áreas de interesse: jornalismo, mundo do trabalho dos jornalistas, jornalistas blogueiros, mídia alternativa, comunicação comunitária, censura, liberdade de expressão.

Janaina Visibeli Barros ( http://lattes.cnpq.br/5558900618768439 )

Doutoranda e Mestre em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicação e Artes da USP; especialista em Imagens e Culturas Midiáticas pela UFMG; especialista em Meio Ambiente pela Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG; graduada em Relações Públicas pelo Unicentro Newton Paiva. É professora da Universidade do Estado de Minas Gerais na unidade de Divinópolis há dez anos, atuando nas áreas de gestão da comunicação, empreendedorismo em comunicação, mundo do trabalho, mercadologia e estudos do consumo, para os cursos de Comunicação Social (Publicidade & Propaganda e Jornalismo). Atualmente também é coordenadora dos cursos de graduação em Comunicação Social da unidade. Tem experiência profissional como Relações Públicas, Produtora Cultural e Gestão e Planejamento da Comunicação para o terceiro setor. É integrante do Centro de Pesquisa em Comunicação e Trabalho (CPCT-ECA/USP) e do Grupo de Pesquisa de Estudos das Poéticas do Cotidiano (EPICO/UEMG).

Júlio Arantes (http://lattes.cnpq.br/3909030475306836)

Doutor em Ciências da Comunicação e pesquisador do Centro de Pesquisa em Comunicação e Trabalho (CPCT – CNPq), pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Desenvolve pesquisa sobre comunicação em experiências produtivas autogestionadas, com ênfase em teoria e pesquisa em comunicação, linguagem, trabalho e análise do discurso. Mestre em Linguística, com ênfase em Análise de Discurso, pelo Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da Universidade Federal de Alagoas. Participou como pesquisador do Grupo de Estudos do Discurso e Ontologia (PPGLL/CEDU-UFAL) e do Grupo de Comunicação Multimídia (Comulti – CNPq), onde integrou o Grupo de Crítica à Economia Política da Comunicação (Cepcom). Especialista em Processos Midiáticos e Novas Formas de Sociabilidade pela Universidade Federal de Alagoas (2008), atuando também como jornalista na TV Educativa de Alagoas, nas áreas de produção, direção, edição e produção executiva em telejornal e, especialmente, em produção de programas de cultura.

Luciana Félix  (http://lattes.cnpq.br/228144907548958)

Mestre em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP) e integrante do Centro de Pesquisa em Comunicação e Trabalho – CPCT, na mesma instituição. Especialista em Gestão de Processos Comunicacionais pela ECA/USP (2006). Graduada em Comunicação Social – Jornalismo pela Universidade Bandeirante de São Paulo (2002). Editora, com 14 anos de experiência na área de comunicação, sendo dez deles com ênfase edição de livros.

Olívia Bulla (http://lattes.cnpq.br/1338173470554964)

Mestranda em Ciências da Comunicação na Universidade de São Paulo (USP) desde 2013, na área de Teoria e Pesquisa em Comunicação, sob a orientação da Profa. Dra Roseli Fígaro. É pesquisadora do Centro de Pesquisa de Comunicação e Trabalho (CPCT) e estuda o tema do trabalho jornalístico e os números como argumento de construção da objetividade. Possui especialização em Jornalismo Econômico pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006) e graduação em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2004). Tem experiência profissional na cobertura de notícias, em tempo real, sobre macroeconomia e mercado financeiro nacional e internacional. É fluente em inglês, espanhol e possui conhecimento avançado em mandarim.

Rafael Grohmann (http://lattes.cnpq.br/2230678527273233)

Doutorando e Mestre em Ciências da Comunicação da Universidade de São Paulo (USP). Professor dos cursos de jornalismo no FIAM-FAAM Centro Universitário e na Faculdade Cásper Líbero. Coordenador do Grupo de Pesquisa “Jornalismo, Mercado de Trabalho e Novas Linguagens” (FIAM-FAAM) e integrante do Centro de Pesquisa em Comunicação e Trabalho (CPCT – ECA/USP) e do Grupo de Pesquisa “Teorias e Processos da Comunicação” (Cásper Líbero). Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF (2009). Têm experiência na área de Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: estudos de recepção, teorias da comunicação, análise do discurso, comunicação e trabalho, trabalho dos jornalistas. Editor responsável pela Revista Parágrafo: revista científica de Comunicação Social da FIAM-FAAM.

Roseli Figaro (http://lattes.cnpq.br/8523048386991279)

Professora Livre-docente do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Universidade de São Paulo. Possui pós-doutorado pela Universidade de Provence, França (2007), doutorado(1999) e mestrado (1993) em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo; e graduação em Jornalismo pela Faculdade de Comunicação Social Casper Líbero (1981). É coordenadora do Centro de Pesquisa em Comunicação e Trabalho; pesquisadora do Núcleo de Pesquisa da USP Comunicação e Censura e do Grupo de Pesquisa do Arquivo Miroel Silveira. Chefe do Departamento de Comunicações e Artes da ECA-USP, e diretora editorial, com o Dr. Adílson Citelli, da Revista Comunicação & Educação. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Linguagem Verbal e Teorias da Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: comunicação e mundo do trabalho, gestão da comunicação e comunicação/educação. Desenvolve pesquisa sobre a comunicação no mundo do trabalho; comunicação e censura no mundo do trabalho; comunicação, sociabilidade e censura à cultura popular.

Sérgio Picciarelli (http://lattes.cnpq.br/6869273258055314)

Possui graduação em Comunicação pela FAAP, Especialização em Gestão de Processos Comunicacionais e Mestrado em Ciências da Comunicação pela USP. Atualmente é pesquisador do Centro de Pesquisa Comunicação e Trabalho da Universidade de São Paulo e gerente na Área de Desenvolvimento de Novos Produtos – Editora Abril, onde atua há 24 anos. Tem experiência na área comercial, editorial, publicitária e gráfica, com ênfase no desenvolvimento e viabilização de projetos diferenciados criados pelas agências de publicidade e pelas redações.

Bibliografia de referência:

Livros

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FÍGARO, Roseli. Relações de Comunicação no mundo do trabalho. São Paulo: Anna Blume, 2008.

FÍGARO, Roseli. Um passeio pelo bosque da filosofia: Yves Schwartz, um pensador da atividade humana, sempre inédita e regida por valoresRevista Comunicação e Educação. São Paulo, Ano XIII – Edição n.2 – mai/ago 2008

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Artigos

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NONATO, Cláudia. Do Impresso aos blogs: a busca de jornalistas pela liberdade de expressão em novos métodos e processos produtivos. Anais do XXXIV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2 a 6 de setembro: quem tem medo de pesquisa empírica? Disponível em http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2011/resumos/R6-0784-1.pdf

REBECHI, Claudia Nociolini; FIGARO, Roseli. A comunicação no mundo do trabalho e a comunicação da organização: duas dimensões distintas. ANIMUS: Revista Interamericana de Comunicação Midiática, São Paulo, v. 12, n. 24, p. 1-23, 2013. Disponível em:  http://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs-2.2.2/index.php/animus .

REVISTA Eptic. Dossiê temático – Trabalho comunicacional: aspectos de comunicação e trabalho como atividade humana e como mercadoria. São Paulo, vol. 17, n.1, jan./abril, 2015. http://www.seer.ufs.br/index.php/eptic/issue/current.

Teses e dissertações

BARROS, Janaina Visibeli. A comunicação no embate entre empresa e comunidades: análise crítica dos discursos de trabalhadores e população sobre as práticas comunicativas de responsabilidade socioambiental das organizações. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2010. Dissertação. In: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27152/tde-08072010-220123/

GROHMANN, Rafael. Os Discursos dos Jornalistas Freelancers Sobre o Trabalho: comunicação, mediações e recepção. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012. Orientador: Roseli Aparecida Fígaro Paulino

LIMA, Cláudia do Carmo Nonato. Comunicação e mundo do trabalho do jornalista: o perfil dos jornalistas de São Paulo a partir da reconfiguração dos processos produtivos da informação. São Paulo, 2010. 313 p.: il. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, 2010.

LIMA, Cláudia do Carmo Nonato. Jornalistas, blogueiros, migrantes da comunicação: em busca de novos arranjos econômicos para o trabalho jornalístico com maior autonomia e liberdade de expressão. 2015.250 f. Tese (Doutorado em Ciências da Comunicação) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, 2015.

REBECHI, Claudia Nociolini. Comunicação nas relações de trabalho: análise crítica de vozes da comunicação organizacional no Brasil. 2009. 145 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009.

REBECHI, Claudia Nociolini. Prescrições de comunicação e racionalização do trabalho: os ditames de relações públicas em diálogo com o discurso do IDORT (anos 1930-1960). 2014, 351 f. Tese [Doutorado em Comunicação]. Escola de Comunicações e Artes – Universidade de São Paulo, São Paulo, Brasil, 2014.

 

 

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