Arranjos jornalísticos alternativos e independentes no Brasil: organização, sustentação e rotinas produtivas

Autores: Cláudia Nonato, Roseli Figaro

Este livro é fruto de uma iniciativa coletiva organizada pelo Centro de Pesquisa em Comunicação e Trabalho, da Escola de Comunicações e Artes, na Universidade de São Paulo, o CPCT-ECA-USP.
A obra sintetiza um processo de interlocução iniciado ainda em 2017 com pesquisadores de diferentes regiões do País, que acompanharam os resultados da pesquisa As relações de comunicação e as condições de produção no trabalho de jornalistas em arranjos econômicos alternativos às corporações de mídias.
As primeiras reuniões aconteceram no Fórum Comunicação e Trabalho, no Congresso da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação – Intercom. Os Encontros Nacionais da Sociedade Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo – SBPJor – também acolheram diversas dessas reuniões para pensarmos o trabalho nos arranjos jornalísticos digitais no Brasil.