Privatizar para tornar público: uma análise do discurso sobre a privatização em jornais

Autor: Fernando Felício Pachi Filho

Apoio: FAPESP

Nos anos 90, o Brasil passa por mudanças significativas em seu desenvolvimento, com a retirada do Estado de atividades econômicas. O modelo econômico, baseado num conjunto de ações que incluía a abertura comercial e financeira, a política de privatizações, a redução dos direitos sociais e a desregulamentação do mercado de trabalho, ganhou destaque nos programas de governo. Nesse período, são realizadas as privatizações das empresas estatais, entre elas as de telecomunicações. Neste livro, analisamos o discurso sobre essas privatizações em jornais, um lugar relevante para a observação da recente história brasileira. Esses acontecimentos, reunidos sob a denominação geral de neoliberalismo ou política econômica neoliberal modificaram a economia e as relações sociais nos anos 90. Mas o que é possível dizer do funcionamento discursivo ligado a esses acontecimentos? O debate público, centrado nas razões para a privatização, ativava o funcionamento discursivo entre as palavras “público” e “privado”. Ao longo deste trabalho, o leitor poderá perceber que o par “público” e “privado” está disponível na memória discursiva e social em relações opacas nem sempre facilmente delimitáveis, numa instabilidade de fronteiras e de sentidos.

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