Adiado devido à Covid-19, o I DigiLabour: Simpósio Brasileiro de Trabalho Digital, previsto para abril, transformou-se na Maratona DigiLabour de Trabalho Digital e ocorrerá agora em setembro (dias 21, 22 e 23).
Além de ser totalmente online, outra novidade da iniciativa, promovida pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) com apoio do CPCT, é o fato de ser gratuita, com emissão de certificado de participação a quem se inscrever e assistir às palestras.
A finalidade do evento, com carga total de 24 horas (das 9h às 18h nas três datas), é discutir as pesquisas sobre trabalho digital a partir de temas como inteligência artificial, cooperativismo de plataforma, colonialismo de dados e gestão algorítmica sob o ponto de vista do mundo do trabalho.
“Pretendemos ainda estimular interlocuções que possam resultar, inclusive, na formação de uma rede de estudiosos sobre o trabalho digital, tendo como base os próprios investigadores participantes “, explica o professor da Unisinos, Rafael Grohmann, que é coordenador da Maratona, editor da newsletter semanal DigiLabour e pesquisador do CPCT.
A programação, que inclui palestrantes brasileiros e internacionais, já se encontra disponível aqui. Nesse mesmo link será disponibilizado o acesso à plataforma em que ocorrerão as apresentações.