Aula magna mostra necessidade do controle social sobre a atuação das plataformas digitais

Para quem não conseguiu acompanhar, trazemos a íntegra da aula magna promovida pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação (PPGCOM) da ECA-USP.

A iniciativa, ocorrida em 31/8, contou com palestra do professor da Universidade Nacional de Quilmes, Guilhermo Mastrini, que também atua na Universidade de Buenos Aires e no Conselho Nacional de Investigações Científicas e Técnicas (Conicet), que é a principal entidade dedicada à promoção da ciência e da tecnologia na Argentina.

Com o tema “Regulação democrática das empresas de plataforma: fundamentos e participação da sociedade civil”, a aula teve ainda como debatedora a coordenadora executiva do Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social, Olívia Bandeira, que é doutora em Antropologia Cultural pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

A mediação foi da professora Roseli Figaro que, além de coordenadora do CPCT, responde pela direção do PPGCOM/ECA-USP.

Na discussão foram apresentadas propostas formuladas por intelectuais e entidades de pesquisa e da sociedade civil do Brasil e demais países da América Latina, que constam no documento Padrões para a regulação democrática das grandes plataformas que garanta a liberdade de expressão online e uma internet livre e aberta.

Por sinal, as questões levantadas nas apresentações guardam muito proximidade às últimas pesquisas coletivas do CPCT sobre o mundo do trabalho dos arranjos jornalísticos alternativos às corporações de mídia hegemônicas – em breve divulgaremos o relatório final da segunda fase dessa investigação, que teve apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A primeira etapa, que contou com suporte da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e foi transformada em publicação, pode ser consultada aqui.

Confiram a seguir a íntegra da aula magna, que tem mais de 650 visualizações até o momento.