Você sabia que enquanto você está consumindo conteúdo nas redes sociais seus dados pessoais estão sendo utilizados para que alguns lucrem muito? Você reparou que dizemos “consumir” conteúdos nas redes sociais e não “ler, ver”? Se você está consumindo é porque alguém está vendendo. Mas, se o uso das plataformas de redes sociais é gratuito, quem é o comprador, quem é o vendedor, qual é o produto? Este material, que reúne achados de pesquisadores da ECA/USP, vai te ajudar a responder essas perguntas. Esta é uma cartilha educativa com finalidade de contribuir para o esclarecimento da população sobre o uso de ferramentas digitais, propriedades de grandes empresas de plataformas. Ela foi produzida a partir de estudo sobre os Termos de Uso e Política de Privacidade da empresa Meta e seus produtos: Facebook, Instagram e WhatsApp. O Centro de Pesquisa em Comunicação e Trabalho (CPCT), sediado na Escola de Comunicações e Artes da USP (ECA/USP), coordenou essa pesquisa, cujo resultado e as referências aos documentos estão disponíveis em aqui.
Meta: Se apropriar de seus dados. O caminho das informações pessoais no ambiente digital.
