Meta, Microsoft e Alphabet e a datificação da atividade de comunicação e trabalho: sumário executivo de pesquisa

Autores: Janaina Visibeli Barros, João Augusto Moliani, Luis Henrique do Nascimento Gonçalves

OS EMBATES COM AS DETERMINAÇÕES DAS EMPRESAS DE PLATAFORMAS

Este livreto traz um conjunto de informações, produzidas a partir de pesquisa documental e análise de dados, sobre as organizações Microsoft, Alphabet e Meta, especialmente suas plataformas e subsidiárias. Elas foram selecionadas por serem consideradas as que mais datificam o trabalho de comunicadores. Chegou-se a essa conclusão após levantamento de informações das mais variadas plataformas de comunicação e trabalho e inúmeros debates e discussões entre os pesquisadores.

Segundo Roseli Figaro e Luis Henrique Gonçalves (2024), em geral, todo tipo de interação humano-computador (IHC) é registrado na forma de dados e isso serve para aprimoramento contínuo de software e/ou a extração de preferências do usuário ou ainda para inferências comportamentais, econômicas, de saúde etc., cujas aplicações finais podem ser distintas das necessidades dos usuários, distante da sua consciência e para além de seu usufruto.

Neste trabalho, objetivamos produzir conhecimento detalhado (embora incompleto e não exaustivo) acerca da composição dessas organizações.

Os dados levantados foram agrupados a partir de suas naturezas institucional, financeira, operacional e de relações públicas, ordem na qual aparecem neste relatório. Para definir os elementos significativos dessas organizações, que pudessem compor a pesquisa, foram realizadas consultas tanto a profissionais que atuam na comunicação e no jornalismo, quanto a acadêmicos externos ao projeto de pesquisa, além de especialistas nesses agrupamentos.

As pesquisadoras e os pesquisadores foram divididos entre os três grupos empresário-comunicacionais e foram responsáveis por preencher uma planilha com as questões sobre a organização principal e suas subsidiárias. A pesquisa se deu principalmente em fontes corporativas, midiáticas, inter/governamentais e acadêmicas, tendo se iniciado no mês de setembro de 2024.

A pesquisa sobre a Microsoft foi feita pelo pesquisador Dr. Luis Henrique do Nascimento Gonçalves. Os dados da Alphabet foram compilados pela equipe formada pelas professoras doutoras Janaina Visibeli Barros e Daniela Ferreira de Oliveira e pela doutoranda Tânia Maria Caliari Silva e o levantamento sobre a Meta foi feita pelo prof. dr. João Augusto Moliani e pela prof. dra. Greciely Cristina da Costa e pelo
doutorando Gabriel Soares de Almeida. Todo o trabalho foi feito sob a supervisão e coordenação da prof. dra. Roseli Figaro, coordenadora da pesquisa “Datificação da atividade de comunicação e trabalho de arranjos de comunicadores: embates com as empresas de plataformas” (Processo: 22/05714-0/Fapesp).

Este esforço compõe a pesquisa que visa compreender o fenômeno da datificação do trabalho dos comunicadores. Espera-se que sirva como acervo para consultas específicas e forneça elementos e possibilidades para sínteses parciais sobre as empresas, a datificação e as cadeias de produção e consumo de dados e de inteligência artificial (IA) nas quais elas se inserem.

Boa leitura!

João Augusto Moliani, Janaina Visibeli Barros e Luis Henrique Gonçalves

Buscar