CPCT lança site da pesquisa “Datificação da atividade de comunicação e trabalho de arranjos de comunicadores”

O Centro de Pesquisa em Comunicação e Trabalho (CPCT), da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), inaugura o hotsite da pesquisa “Datificação da atividade de comunicação e trabalho de arranjos de comunicadores: os embates com as determinações das empresas de plataformas”. Por meio de um novo link no início da página, é possível acessar as produções mais recentes do grupo.  

O projeto, coordenado pela professora Roseli Figaro, tem como objetivo investigar como profissionais da comunicação, que desenvolvem seus próprios arranjos para exercer a profissão, atuam diante das lógicas de subsunção do trabalho humano vivo, pressupostas no uso das ferramentas digitais das empresas de plataforma. A pergunta central da investigação é: Como e por quais meios as empresas de plataformas digitais capturam o trabalho vivo de profissionais que atuam em arranjos produtivos da área de comunicação?

No novo site, é possível encontrar, de forma detalhada, os objetivos da pesquisa, as motivações e justificativas para seu desenvolvimento, além do percurso da investigação, iniciada em 2023. Estão disponíveis descrições do que foi realizado até o momento, bem como as produções técnicas e científicas derivadas do estudo. Entre os materiais produzidos, há a cartilha educativa “Meta: se apropriar de seus dados. O caminho das informações pessoais no ambiente digital”, publicada neste ano, com o objetivo de esclarecer à população o uso de ferramentas digitais, propriedade das grandes empresas de plataforma.

Também estão acessíveis os materiais já sistematizados pelo grupo, como planilhas com análises de artigos e documentos digitais. O site disponibiliza, ainda, informações sobre os 30 pesquisadores que integram a equipe e o mapa mental da pesquisa, que apresenta o andamento do projeto e os resultados parciais das etapas em desenvolvimento.

Buscar