Comemoração de 25 anos do curso de Jornalismo da UFT traz palestra sobre incertezas e perspectivas da profissão

As celebrações dos 25 anos do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Tocantins (UFT), por sinal o primeiro criado no Estado, contaram com palestra da coordenadora do CPCT, Roseli Fígaro.

Com o título As mudanças no mundo do trabalho dos jornalistas: das incertezas às perspectivas da profissão, a apresentação, realizada no dia 18/10, ainda de forma remota, teve mediação de Marluce Zacariotti.

Toda desregulamentação nos leva a ter um trabalho uberizado e hoje o jornalista está sendo uberizado“, apontou Roseli Fígaro.

Ela fez um apanhado das pesquisas realizadas sobre o assunto, muitas das quais transformadas em livros e também disponíveis no formato de e-books – para saber mais clique aqui.

Quanto mais temos um número de trabalhadores, no nosso caso jornalistas, fora do trabalho, fora de vínculos de trabalho, menor é o preço que se paga para o trabalho desse profissional. Temos uma situação bastante complicada em termos de trabalho: um trabalho precarizado, um trabalho sem direitos, um trabalho individualizado, fragmentado“, disse.

Confira, a seguir, a íntegra da palestra de Roseli Fígaro na UFT.

 

Buscar