Nos dias 21 e 22 de agosto acontece na Escola de Comunicações e Artes da USP o seminário Comunicação, Trabalho e Discursos: Diálogos e Reflexões com o objetivo de articular os conceitos teóricos da Análise do Discurso no exame das relações de comunicação e trabalho.
A primeira mesa terá como tema Análise do discurso como abordagem dos estudos em comunicação e trabalho e será composta por Suzy Lagazzi (Unicamp), Cristiane Dias (Unicamp), Helena Nagamine Brandão (USP) e Fernando Pachi (Unip).
Já no segundo dia, o debate Materialidade do trabalho e mídias digitais contará com a presença de Ricardo Antunes (Unicamp), Vander Casaqui (CPCT-ECA), Celso Frederico e Roseli Figaro, ambos da ECA-USP.
O evento é organizado pelo Centro de Pesquisa em Comunicação e Trabalho da ECA com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – FAPESP e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq. A atividade contará com certificado de participação.
As relações de comunicação no trabalho a partir da Análise de Discurso
A análise das situações de trabalho e das relações de comunicação no mundo do trabalho, a partir dos conceitos teórico-metodológicos da Análise do Discurso, nos força uma reflexão sobre a constituição do sujeito trabalhador nos contextos em que atua no Brasil.
Os discursos produzidos pelos trabalhadores são assim constituídos por atravessamentos que produzem efeitos de sentido diversos, silenciamentos e derivas de sentido, que devem ser relacionados às possibilidades do dizer disponíveis na história e nas relações sociais. Tais efeitos só podem ser observados na compreensão e no questionamento das relações de comunicação e trabalho.
A materialidade do trabalho nas mídias digitais
O desenvolvimento das Tecnologias de Informação e Comunicação potencializa a apropriação do valor do trabalho, como pode-se observar no processo da chamada uberização. Em um quadro de crise aguda de desemprego, a flexibilização e precarização estrutural do trabalho acentua-se como condições do modo de produção Toyotista.
Dentre esse cenário, a saída propagada pelo discurso hegemônico é o empreendedorismo, o culto ao “homem-empresa” (Dardot e Laval), os trabalhados voluntários e os baixos salários para os ‘colaboradores’ das empresas como recursos mobilizados para invisibilizar o trabalho, o valor gerado pelo trabalho. A chave analítica desse novo contexto passa pelo binômio comunicação e trabalho como forma de compreensão da materialidade do trabalho nas mídias digitais.
Inscrição gratuita
https://goo.gl/forms/abauk7lpOl3EDYKV2
Transmissão ao vivo:
21/08 https://www.youtube.com/user/
22/08 https://iptv.usp.br/portal/transmission.action?idItem=39347
Serviço:
Seminário Comunicação, Trabalho e Discursos: Diálogos e Reflexões
Centro de Pesquisa em Comunicação e Trabalho
21 de agosto às 14h00
Mesa: Análise do discurso como abordagem dos estudos em comunicação e trabalho
Suzy Lagazzi UNICAMP
Cristiane Dias UNICAMP
Helena Nagamine Brandão FFLCH-USP
Fernando Pachi UNIP | CPCT ECA-USP
Local: Auditório Freitas Nobre
22 de agosto às 14h00
Mesa: Materialidade do trabalho e mídias digitais
Ricardo Antunes UNICAMP
Vander Casaqui CPCT ECA-USP
Celso Frederico ECA-USP
Roseli Figaro ECA-USP
Local: Auditório Paulo Emílio
Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo
Endereço: Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443 – Cidade Universitária