III Fórum sobre Comunicação e Trabalho discute o trabalho jornalístico na imprensa “alternativa / independente” durante o Intercom/2018

III Fórum Comunicação e Trabalho

O III Fórum sobre Comunicação e Trabalho, que irá apresentar os resultados de uma pesquisa sobre as relações de comunicação e as condições de produção no trabalho dos jornalistas que atuam na mídia alternativa/independente, acontece no dia 04 de setembro durante o Intercom/2018. A pesquisa foi realizada pelo Centro de Pesquisa em Comunicação e Trabalho da USP com o apoio da Fapesp.

A pesquisa intitulada “As relações de comunicação e as condições de produção no trabalho de jornalistas em arranjos econômicos alternativos às corporações de mídia” é coordenada pela Profa. Dra. Roseli Figaro, da Universidade de São Paulo (USP). Foram analisados 70 arranjos alternativos de comunicação e observados suas formas de sustentação, os valores do jornalismo mobilizados na produção discursiva, o entendimento acerca dos conceitos independentes e alternativos, o papel das tecnologias na organização e divisão do trabalho.

Para Roseli Figaro, “Os novos arranjos econômicos do trabalho dos jornalistas, que são o foco de nossa pesquisa, também estão sendo observada por inúmeras instituições de diferentes perfis: universidades, fundações, bancos, conglomerados de mídia, porque todos sabemos do potencial que eles têm em relação ao que se projeta para o futuro do trabalho no jornalismo”.

Também serão realizadas mesas sobre comunicação e trabalho A mesa redonda a ser realizada no período da manhã tem como tema “Configurações da comunicação no mundo do trabalho: comunicação, controle, causa social” e contará com a participação de Camila Acosta (ECA-USP), Claudia Rebechi (UTFPR), Fernando Pachi (FTT e Unip) e João Curvello (UNB). A segunda, no período da tarde, colocará foco nos desafios contemporâneos para os profissionais da comunicação com a participação de Janaina Barros (UEMG), João Augusto Moliani (UTFPR), Lívia de Souza Vieira (Bom Jesus/Ielusc) e Rafael Grohmann (Cásper Líbero).

III Fórum Comunicação e Trabalho
Data: 04 de setembro
Local: Auditório do Colégio Univille
Endereço: Rua Paulo Malschitzki, 10 – Zona Industrial Norte. CEP 89219-710 – Joinville/ SC