CPCT realiza curso gratuito sobre relações de comunicação no mundo do trabalho

Como forma de compartilhar o conhecimento adquirido ao longo de quase duas décadas, o Centro de Pesquisa em Comunicação e Trabalho (CPCT) realiza em outubro o curso de atualização Comunicação como trabalho, trabalho na comunicação: lógicas produtivas e extração de valor na era digital.

A iniciativa, gratuita e no sistema remoto, dá direito a certificado da USP e tem apoio da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária. A carga horária, de curta duração (30 horas/aula), está dividida em seis encontros – às 6ª feiras (18h às 22h) e aos sábados (9h às 13h). As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas entre os dias 1 e 10/10 no sistema Apolo da USP – basta clicar aqui. Para ter direito ao certificado é preciso assistir ao conjunto das seis aulas, que começam em 16/10 (6ª feira).

“Queremos trazer as discussões mais recentes que mostram como o mundo do trabalho e o próprio cotidiano das pessoas sentem os reflexos das mudanças na base sociotécnica, provocada pelos dispositivos digitais, como os smartphones, e a situação de plataformização da sociedade”, explica a coordenadora do CPCT, Roseli Figaro, que é professora livre-docente da ECA-USP.

Outro objetivo é apresentar instrumentos teóricos e metodológicos para o desenvolvimento de pesquisas, nas mais diversas áreas de conhecimento, que investigam a junção da comunicação com o trabalho.

“Para isso, são mobilizados saberes como a comunicação, a sociologia do trabalho, a ergologia e a filosofia da linguagem, que servem para problematizar os grandes temas da atualidade. Tudo isso para entender as mudanças no mundo do trabalho causadas pela reestruturação produtiva, os meios tecnológicos digitais e as lógicas de plataformização da sociedade, que precisam ser debatidos a partir de uma visão social crítica”, afirma.

FORMATO – O curso será ministrado por um conjunto de professores pesquisadores do CPCT, que também atuam em instituições de ensino superior do país, como Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Centro de Estudos Latino-Americanos sobre Cultura e Comunicação (CELACC/USP), Cásper Líbero, FIAM-FAAM, Unip, Faculdade de Tecnologia Termodinâmica (FTT) e ECA-USP.

A iniciativa é voltada para estudantes de graduação em final de curso, profissionais interessados no campo da comunicação e os que atuam nesse segmento, alunos de pós-graduação (mestrado, doutorado, especialização e pós-doutorado) que querem se atualizar na inter-relação da comunicação com o trabalho e pesquisadores que buscam refletir sobre essa temática na articulação de estudos científicos.

As aulas estão divididas em três módulos, cada um deles com dois encontros virtuais (um na 6ª feira e o outro no sábado). O tema do primeiro é “Para entender o binômio comunicação e trabalho”; o do segundo, “O mundo do trabalho dos jornalistas e a produção de novos arranjos alternativos”; e o do último, “O trabalho em contextos de plataformização e de precarização”. Roseli Figaro ressalta que há um elo que interliga todas essas temáticas e, por consequência, fornece o encadeamento das próprias aulas.

 

INSCRIÇÕES AQUI

 

PROGRAMAÇÃO

COMUNICAÇÃO COMO TRABALHO, TRABALHO NA COMUNICAÇÃO

MÓDULO I – Para entender o binômio comunicação e trabalho

  • Aula 1 (16/10 – 6ª feira) – “Comunicação e trabalho: aspectos teóricos e experiências de pesquisa”

Conteúdo – Discutir o binômio comunicação e trabalho para entender como as Ciências da Comunicação podem produzir conhecimento relevante no contexto da revolução sociotécnica que vivemos na contemporaneidade. Essa discussão será feita a partir da exposição de estudos aplicados em distintos contextos do mundo do trabalho.

Professores – Roseli Figaro (ECA-USP), Camila Acosta Camargo (Cásper Líbero/FIAM-FAAM), Janaina Visibeli (UEMG) e Daniela Oliveira (doutoranda na ECA-USP)

  • Aula 2 (17/10 – sábado) – “Desenhos metodológicos em pesquisas empíricas na abordagem de comunicação e trabalho”

Conteúdo – Discutir as diferentes faces da triangulação metodológica e as técnicas já mobilizadas nas pesquisas do CPCT/ECA-USP. Apresentar exemplos de pesquisas empíricas e referências sobre pesquisa para fornecer aporte teórico-metodológico aos interessados.

Professores – Roseli Figaro (ECA-USP), Fernando Pachi Filho (Unip/FTT), João Augusto Moliani (UTFPR) e Jamir Kinoshita (doutorando na ECA-USP)

Referências

FIGARO, R. Atividade de Comunicação e trabalho. Revista Trabalho, Educação Saúde. Fiocruz, Rio de Janeiro, v. 6 n. 1., 2008. Disponível em: http://www.revista.epsjv.fiocruz.br/upload/revistas/r200.pdf

________; A triangulação metodológica em pesquisas sobre a Comunicação no mundo do trabalho. Revista Fronteiras. Porto Alegre, Unisinos. http://revistas.unisinos.br/index.php/fronteiras/article/view/fem.2014.162.06

_______. Comunicação e trabalho: implicações teórico-metodológicas. Galáxia. PUC-SP, 2018. https://revistas.pucsp.br/galaxia/article/view/35905

SRNICEK, Nick. Capitalismo de plataforma. Buenos Aires: Caja Negra, 2018. Capítulo 2, p. 39-86. https://www.researchgate.net/publication/334240358_Capitalismo_de_plataformas

 

MÓDULO II – O mundo do trabalho dos jornalistas e a produção de novos arranjos

  • Aula 3 (23/10 – 6ª feira) – “A produção e a circulação da informação no mundo do trabalho: os novos arranjos do trabalho jornalístico e as plataformas digitais”

Conteúdo – Discutir a abordagem de comunicação e trabalho na pesquisa sobre os arranjos produtivos alternativos aos conglomerados midiáticos. Arranjar-se como alternativa de trabalho no contexto da precarização; as formas de financiamento dos arranjos jornalísticos; rotinas produtivas de redações virtuais e híbridas. Mostrar as características da diversidade de classe, gênero e etnia presente no mundo do trabalho.

Professores – Roseli Figaro (ECA-USP), Claudia Nonato (CELACC/USP), Rafael Grohmann (Unisinos), João Augusto Moliani (UTFPR) e Ana Flávia Marques (doutoranda na ECA-USP)

  • Aula 4 (24/10 – sábado) – “As mudanças nos processos produtivos jornalísticos e as alterações no produto jornalístico”

Conteúdo – Discutir a abordagem de comunicação e trabalho na análise do produto jornalístico: pautas, temas, instâncias, atuação nos sites e nas redes; qualidade e diversidade do material produzido; reflexão sobre a dependência das plataformas e a necessidade de descolonizar os dados e produzir formas tecnológicas alternativas.

Professores – Roseli Figaro (ECA-USP), Naiana Rodrigues (UFC), Daniela Oliveira (doutoranda na ECA-USP) e Jamir Kinoshita (doutorando na ECA-USP)

Referências

FIGARO, R. (org.) et al. As relações de comunicação e as condições de produção no trabalho de jornalistas em arranjos econômicos alternativos às corporações de mídias. São Paulo: ECA-USP, 2018. Disponível em: https://comunicacaoetrabalho.eca.usp.br/publicacoes_cat/1_livros/

______ (coord.) et al. Relatório de Pesquisa: Como trabalham os comunicadores em tempos de pandemia da Covid-19? São Paulo, ECA-USP, 2020. Disponível em: https://comunicacaoetrabalho.eca.usp.br/publicacoes_cpct/

NONATO Cláudia; PACHI FILHO, F. F.; FÍGARO, R. Relações de comunicação em novos arranjos alternativos e modelos de produção da notícia. LÍBERO (FACASPER), v. 21, p. 100-115, 2018.

 

MÓDULO III – O trabalho em contextos de plataformização e de precarização

  • Aula 5 (30/10 – 6ª feira) – “Comunicação no trabalho e comunicação como trabalho: a plataformização como nova fronteira do capital”

Conteúdo – Mostrar como o binômio comunicação e trabalho contribui para compreendermos a relevância da comunicação no desenvolvimento das forças produtivas na sociedade contemporânea. Problematizar as decorrências do declínio do modelo de oligopólio dos meios tradicionais de comunicação e a ascensão do oligopólio das empresas de plataforma. Nesse contexto, ampliar o entendimento sobre o big data e o trabalho: concentração de riquezas e extração de mais valor.

Professores – Roseli Figaro (ECA-USP), Thales Lelo (pós-doutorando na ECA-USP), Fernando Pachi Filho (Unip/FTT), Rafael Grohmann (Unisinos) e Janaina Visibeli (UEMG)

  • Aula 6 (31/10 – sábado) – “Perspectivas do trabalho e da comunicação no enfrentamento à barbárie: regulação das plataformas, direitos aos trabalhadores, direito à privacidade dos cidadãos”

Conteúdo – Discutir sobre como as pesquisas a partir do binômio comunicação e trabalho contribuem para pensar os dilemas da sociedade contemporânea. Trata-se de pesquisas que apontam as plataformas como detentoras do valor e do monopólio do trabalho e dos dados das pessoas. Há a necessidade de políticas públicas para garantir emprego, liberdade de expressão e recursos aos trabalhadores, no caso da comunicação e de outros trabalhadores, por exemplo do setor de tecnologia.

Professores – Roseli Figaro (ECA-USP), Camila Acosta Camargo (Cásper Líbero/FIAM-FAAM), Naiana Rodrigues (UFC), Claudia Nonato (CELACC/USP) e Ana Flávia Marques (doutoranda na ECA-USP)

Referências

FIGARO, R.; MARQUES, Ana Flávia. A comunicação como trabalho no Capitalismo de plataforma: o caso das mudanças no jornalismo. REVISTA CONTRACAMPO, v. 39, p. 101-115, 2020.

GROHMANN, R. Plataformização do trabalho: entre a dataficação, a financeirização e a racionalidade neoliberal. https://seer.ufs.br/index.php/eptic/article/view/12188

_______.; QIU, J. Contextualizando o Trabalho em Plataformas. REVISTA CONTRACAMPO, v. 39, p. 1-10, 2020.

SRNICEK, NICK. Capitalismo de plataforma. Buenos Aires: Caja Negra, 2018. Capítulo 2, p. 39- 86. https://www.researchgate.net/publication/334240358_Capitalismo_de_plataformas

 

Bibliografia geral do curso

CASILLI, Antonio A. Matrizes. Da classe virtual aos trabalhadores do clique: a transformação do trabalho em serviço na era das plataformas digitais. V. 14 – Nº 1 jan./abr. 2020 São Paulo – Brasil p. 13-21.

FIGARO, R. Atividade de Comunicação e trabalho. Revista Trabalho, Educação Saúde. Fiocruz, Rio de Janeiro, v. 6 n. 1, 2008. Disponível em: http://www.revista.epsjv.fiocruz.br/upload/revistas/r200.pdf

________; A triangulação metodológica em pesquisas sobre a Comunicação no mundo do trabalho. Revista Fronteiras. Porto Alegre, Unisinos. http://revistas.unisinos.br/index.php/fronteiras/article/view/fem.2014.162.06

_______. Comunicação e trabalho: implicações teórico-metodológicas. Galáxia. PUC-SP, 2018.https://revistas.pucsp.br/galaxia/article/view/35905

______ (org.) et al. As relações de comunicação e as condições de produção no trabalho de jornalistas em arranjos econômicos alternativos às corporações de mídias. São Paulo: ECA-USP, 2018. Disponível em: https://comunicacaoetrabalho.eca.usp.br/publicacoes_cat/1_livros/

______ (coord.) et al. Relatório de Pesquisa: Como trabalham os comunicadores em tempos de pandemia da Covid-19? São Paulo, ECA-USP, 2020. Disponível em: https://comunicacaoetrabalho.eca.usp.br/publicacoes_cpct/

______; Marques, Ana Flávia. A comunicação como trabalho no Capitalismo de plataforma: o caso das mudanças no jornalismo. REVISTA CONTRACAMPO, v. 39, p. 101-115, 2020.

_______; NONATO, C.; PACHI FILHO, F. F. Vigilância e controle da comunicação no mundo do trabalho: manuais de conduta modelam a comunicação. E-Compós (Brasília), v. 18, p. 1-18, 2015.

GROHMANN, R. Plataformização do trabalho: entre a dataficação, a financeirização e a racionalidade neoliberal. https://seer.ufs.br/index.php/eptic/article/view/12188

_______.; QIU, J. Contextualizando o Trabalho em Plataformas. REVISTA CONTRACAMPO, v. 39, p. 1-10, 2020.

NONATO Cláudia; PACHI FILHO, F. F.; FÍGARO, Roseli. Relações de comunicação em novos arranjos alternativos e modelos de produção da notícia. LÍBERO (FACASPER), v. 21, p. 100-115, 2018.

SRNICEK, Nick. Capitalismo de plataforma. Buenos Aires: Caja Negra, 2018. Ler o capítulo 2. Da página 39 a 86. https://www.researchgate.net/publication/334240358_Capitalismo_de_plataformas

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