Edição temática da revista Trabalho, Educação e Saúde traz um dossiê sobre a Ergologia

Sob a perspectiva ergológica do filósofo Yves Schwartz, a revista apresenta 15 artigos distribuídos em mais de 300 páginas, com parte da produção cientifica de diferentes grupos e núcleos de pesquisa do país. Este número de Trabalho, Educação e Saúde apresenta parte do que tem sido produzido, revisitando muitos e diversificados terrenos de pesquisa sob esta perspectiva teórico-metodológica – educação e formação profissional, gestão, saúde em distintos cenários de trabalho, teleatendimento, indústria petrolífera, comunicação – e mobilizando vários campos disciplinares: engenharia de produção, ergonomia, educação, ciências da saúde, sociologia, comunicação. A coordenadora do Grupo Comunicação e Trabalho, Roseli Fígaro, participa com o artigo A abordagem ergológica e o mundo do trabalho dos comunicadores.

Segundo os organizadores do periódico, esta é uma tentativa inicial de rastreamento do diálogo produzido entre pesquisadores brasileiros e a abordagem proposta por Schwartz. Além disso, traz reflexões do próprio Schwartz e de outros colaboradores estrangeiros, constituindo-se em importante acervo sobre a ergologia no Brasil.

Os artigos que compõem esse dossiê revelam por quais vias chegamos à abordagem ergológica e a adoção de seus conceitos específicos que permitem leituras mais finas e cômodas de questões e desconfortos que encontramos no prosseguimento de nossas reflexões sobre o que está em mudança e/ou permanece no trabalho humano.

O conteúdo em livre acesso está disponível na página http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_issuetoc&pid=1981-774620110004&lng=pt&nrm=iso


O periódico

Trabalho, Educação e Saúde é uma revista científica editada pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz. Destina-se à publicação, com periodicidade quadrimestral, de debates, análises e investigações, de caráter teórico ou aplicado, sobre temas relacionados à educação no campo da saúde.

A formação e a qualificação profissional e o processo de trabalho na saúde constituem temáticas centrais à revista. Neste sentido, busca atuar na consolidação da Educação como uma área de conhecimento no campo da saúde, além de contribuir para qualificar as práticas educativas específicas desse campo.

Seu público-alvo é formado por pesquisadores, alunos de graduação e pós-graduação, profissionais vinculados aos serviços de saúde, e docentes e gestores do campo da educação profissional em saúde.

Buscar