Estudantes do PPGCOM lançam e-book com pesquisas em andamento na pós-graduação

Os alunos do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação (PPGCOM) da ECA desenvolveram e organizaram o livro digital Conexão Pós: diálogos e intersecções na pesquisa discente. O livro fornece perspectivas da produção discente atual e tem o objetivo de estabelecer trocas de experiências entre os próprios pesquisadores.

A obra apresenta artigos científicos que demonstram o avanço da pesquisa de cada um dos autores, com a exposição de alguns momentos do processo de investigação. Os trabalhos produzidos já foram discutidos e aprovados em exames de qualificação da pesquisa científica, o que possibilita um espaço de reflexão para aqueles que estão num momento de escrita e desenvolvimento de ideias a serem trabalhadas em pesquisas de pós-graduação.

Ao abordar temáticas como políticas públicas, envelhecimento, relação entre comunicação/educação, ativismo político e jornalismo na forma de problemas científicos para o estudo no campo da comunicação, o trabalho demonstra, segundo os organizadores, as múltiplas possibilidades de temas de investigação para as novas gerações de pesquisadores.

A obra contempla ainda dois artigos que discutem questões teóricos-metodológicas das pesquisas em comunicação, o primeiro denominado A pesquisa em comunicação: dez perguntas que nos desafiam, de Vera Veiga França, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e de Maria Immacolata Vassallo de Lopes, docente do Departamento de Comunicações e Artes (CCA), o texto Reflexividade epistêmica na pesquisa empírica em Comunicação, com o objetivo de auxiliar as investigações de pós-graduação.

Novas formas de compartilhar o conhecimento científico

Quando a professora Roseli Fígaro, do Departamento  de Comunicações e Artes (CCA), tornou-se coordenadora do PPGCOM, ela desafiou os alunos a proporem um novo formato para a apresentação de trabalhos dos pós-graduandos, que fosse diferente da Jornada Discente. A jornada era uma reunião de todos os alunos da pós-graduação, organizados de acordo com os temas de interesse, em que apresentavam seus projetos do modo que eles estavam, o que gerava forte contraste entre aqueles que acabaram de entrar no programa e aqueles que já estavam com a pesquisa em andamento há mais tempo.

Os estudantes propuseram então que somente os orientandos já qualificados, ou seja, já avaliados de acordo com a capacidade de aplicação da metodologia conveniente com à pesquisa, capacidade de reflexão, montagem de hipóteses e desenvolvimento de raciocínio lógico, apresentassem seus projetos. Já os alunos que ainda não tinham passado por essa etapa participariam do evento como ouvintes, tendo a oportunidade de “assistir e aprender com esses pós-graduandos como é o caminhar da pesquisa normalmente”, aponta Eliane Almeida, doutoranda do PPGCOM e uma das integrantes da comissão de alunos responsáveis pela elaboração do livro digital.
Conexão Pós: diálogos e intersecções na pesquisa discente foi realizado pelo PPGCOM em dezembro de 2017. Segundo Eliane, é um desejo e proposta dos discentes que a Conexão Pós seja um evento anual “e que a gente continue construindo essa rede de conhecimento”.
O e-book é resultado das apresentações do evento Conexão Pós: diálogos e intersecções na pesquisa discente, realizado pelo PPGCOM no ano passado. Foto: Ana Flavia Marx

Processo de construção do livro digital

Os alunos selecionados submeteram seus textos para a avaliação de professores da pós-graduação da ECA, que cumpriram o papel de relatores dos trabalhos. Ao todo, foram selecionados 18 textos, entre os mais de 50 trabalhos enviados. Entre os participantes estavam alunos não apenas do PPGCOM como também de outros programas de pós-graduação da ECA. “Eles realmente viram uma oportunidade de publicação com mais seriedade”, acredita Eliane.

O e-book surgiu como um espaço de divulgação do trabalho que está sendo produzido pelos estudantes “e expor isso para além da USP é importante justamente para a gente dividir o nosso conhecimento com os outros e também abrir um espaço para que essas pessoas entrem em contato com a gente num processo de interlocução. E de fazer desenvolver de fato a construção de conhecimento na área de comunicação”.

Texto: Beatriz Gomes Furtunato
Imagem de capa: Nataly Silva de Camargo