Jornalista Yonara Santana defende dissertação de mestrado sobre o mundo do trabalho dos profissionais de TI

O CPCT comemora o êxito da jornalista Yonara Santana, que obteve aprovação em sua defesa de mestrado intitulada “As relações de comunicação e trabalho dos profissionais do setor de tecnologia da informação e os discursos de incentivo ao trabalho excessivo”, no âmbito do Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. 

A dissertação, orientada pela professora Dra. Roseli Figaro, discute e analisa as relações de comunicação dos profissionais do setor de tecnologia da informação no contexto brasileiro. O estudo busca responder se os profissionais enfrentam jornadas de trabalho exaustivas, se há o incentivo para que elas sejam realizadas e como os trabalhadores se relacionam com os discursos de estímulo ao trabalho excessivo. 

Como hipótese de pesquisa, Santana questiona se há entre esses profissionais o culto ao trabalho excessivo – conjunto de práticas do mundo do trabalho no capitalismo contemporâneo, no qual ocorre a glorificação do discurso sobre o adensamento das atividades, com um ritmo de trabalho mais intenso para se ganhar mais dinheiro. 

Como proposta metodológica, a pesquisa abarca levantamento de informações sobre o trabalho na área de tecnologia, formulário de pesquisa, aplicado a um grupo de 217 trabalhadores do setor de tecnologia da informação; e entrevistas semiestruturadas realizadas com 10 participantes da segunda fase empírica da pesquisa. Dentre os resultados, Santana atesta que os discursos de incentivo ao trabalho excessivo são estruturais e imperativos no sistema capitalista e, portanto, estão presentes também no setor de TI.

Integraram a banca os professores doutores Fábio de Oliveira, do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, e Vânia Valente, da  Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design da UNESP.

Buscar