Livro sobre o trabalho do publicitário terá novos lançamentos em São Paulo e Recife

O livro, que já foi lançado durante a programação do II Pró-Pesq PP – Encontro Nacional de Pesquisadores em Publicidade e Propaganda, em junho, na ECA-USP, terá uma nova noite de autógrafos, agora promovida pela editora Atlas, no dia 23 de agosto na Livraria Cultura do Shopping Market Place, em São Paulo (Av. Chucri Zaidan, 902, tel. 3474-4033), das 19h às 21h30.

Um outro lançamento está previsto para o dia 05 de setembro, na segunda edição do Café Intercom UFPE, em Recife. O evento acontecerá a partir das 19h30, no Auditório da Livraria Cultura Recife (Rua Madre de Deus, s/n, Paço Alfândega – Recife PE), com entrada  gratuita. O Café Intercom UFPE é uma atividade integrante de projeto de extensão aprovado pela PROEXT/UFPE, sob coordenação do Professor Rogério Covaleski. É parte de uma inédita parceria entre a Universidade Federal de Pernambuco, a Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação e a Livraria Cultura Recife.

Sobre o livro: O trabalho publicitário tem importância incontestável em nosso tempo. Vivemos em uma sociedade de consumo, e os discursos que revestem as mercadorias são ofertados a nós, consumidores-cidadãos, a todo o momento. A esfera de produção desses discursos envolve uma série de questões que a transcende: trabalhar com publicidade é estar em contato com o uso da linguagem, com as complexas relações entre produção e consumo, com as precariedades e o imaginário do mundo do trabalho.   Nesta obra, o leitor tem contato com pesquisas que abrem novas perspectivas em relação a esse universo. O primeiro capítulo, desenvolvido por João Anzanello Carrascoza, apresenta uma perspectiva histórica sobre o fazer publicitário. No capítulo seguinte, Vander Casaqui, Viviane Riegel e Fernanda Budag reúnem resultados de pesquisa realizada com estudantes publicitários, que permitem mapear o que está envolvido nas escolhas da profissão. Um retrato da profissão é elaborado com base na pesquisa de Roseli Figaro, realizada com publicitários já inseridos no mercado. Por fim, a formação profissional e a regulamentação da atividade publicitária são colocadas em pauta pela investigação de Manolita Correia Lima.   O foco deste livro é promover a discussão sobre trabalho publicitário, a partir de sua evolução histórica e sob a contextualização sociocultural da profissão no mercado brasileiro. O conteúdo da obra é um convite à reflexão e que vai impulsionar novas pesquisas e diálogos em torno da publicidade, do trabalho, do consumo e da educação, enfim, do papel social do comunicador em relação às questões, tensões e paradoxos de seu tempo.

Serviço: Trabalho em Publicidade e Propaganda: história, formação profissional, comunicação e imaginário. Vander Casaqui, Manolita Correia Lima e Viviane Riegel (orgs.) Editora Atlas São Paulo – 2011  – 182 p. – R$ 45,00

Buscar