Primeiros resultados da pesquisa sobre os comunicadores no contexto de um ano da Covid-19

A pesquisa Como trabalham os comunicadores no contexto de um ano da pandemia de Covid-19? está em fase final de análise por parte dos pesquisadores do CPCT.

O estudo, promovido entre 5 e 30 de abril último, teve a participação de 1.018 pessoas. Desse total, houve a validação de 994 respondentes.

A investigação, com apoio de 24 entidades e instituições profissionais, contou com respostas em todos os 26 Estados brasileiros e o Distrito Federal, além de dois trabalhadores que residem no exterior (México e Holanda).

Em comparação à pesquisa inicial sobre o tema, realizada em 2020, houve um aumento de mais de 78% no corpus pesquisado – em abril do ano passado foram 557 respondentes.

Por sinal, em relação aos atuais 994 participantes, 23% haviam preenchido o primeiro formulário.

Os dados extraídos até o momento, que se encontram em consolidação, já permitem vislumbrar algumas situações sobre o contexto de trabalho dos comunicadores, passado pouco mais de um ano de vigência da Covid-19 no país.

Para compreender esse cenário, apresentamos algumas informações que emergiram da análise em andamento:

Os resultados que temos visto indicam a necessidade de repensarmos as formas de organização do trabalho, a urgência de condições dignas e sustentáveis do exercício profissional e dos cuidados necessários com a saúde física e mental desses trabalhadores. Sem dúvida alguma, essas reflexões iniciais irão servir para se compreender, de fato, a dimensão dos dilemas vividos pelos comunicadores no contexto desse um ano da pandemia“, afirma Roseli Figaro, que é a coordenadora do CPCT.

Segundo ela, o objetivo é elaborar um relatório com os dados coletados e analisados, idêntico ao material da primeira pesquisa, realizada logo no início da chegada da Covid-19 ao Brasil. 

 

Buscar