Este relatório tem o objetivo geral de apresentar o processo de investigação desenvolvido durante dois anos para analisar as relações de comunicação e as condições de produção no trabalho jornalístico em arranjos econômicos ‘alternativos’ às grandes corporações de mídia....
continue lendo
Essa pesquisa tem a perspectiva teórica que trata de comunicação e trabalho a partir da compreensão do entrelaçamento desses dois conceitos – consubstanciado na atividade humana, em conformidade com a ontologia do ser social (MARX, ENGELS, 2007; LUKÁCS, 2012), e o conceito de Ergologia,...
continue lendo
Nesse trabalho, analisar-se-á pesquisas previamente realizadas pelo Centro de Pesquisa em Comunicação e Trabalho (CPCT) da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, com o objetivo de sistematizar as contribuições que elas trazem para o desenvolvimento do binômio...
continue lendo
Esta pesquisa realiza levantamento sobre o perfil dos jornalistas profissionais no Estado de São Paulo, e o ponto de vista do profissional sobre o seu trabalho. Os dados sobre o perfil e as falas dos jornalistas profissionais são confrontados com os discursos, veiculados na mídia especializada,...
continue lendo
Resumo Esta pesquisa realiza levantamento sobre o perfil dos jornalistas profissionais no Estado de São Paulo, e o ponto de vista do profissional sobre o seu trabalho. Os dados sobre o perfil e as falas dos jornalistas profissionais são confrontados com os discursos, veiculados na mídia...
continue lendo
Resumo Este projeto será voltado para as empresas de comunicação – radiodifusão, imprensa, publicidade e internet – no sentido de melhor conhecer as mudanças que vêm se dando na organização do trabalho nestas empresas e como os profissionais da área têm enfrentado tais...
continue lendo
Resumo A pesquisa A construção dos sentidos do trabalho pelos receptores dos meios de comunicação, foi realizada no período de 2002-2004, com o apoio da Fapesp. O objetivo da pesquisa é analisar a construção dos sentidos do trabalho pelos receptores dos meios de comunicação, inclusive...
continue lendo
Resumo Este é um estudo de recepção do processo comunicacional de trabalhadores metalúrgicos do chão de fábrica, sindicalizados, com primeiro grau incompleto, empregados de uma grande empresa montadora de veículos da região do ABCD paulista. A pesquisa tem como referencial teórico a...
continue lendo