Publicações >>
Autor: João Augusto Moliani
Esta segunda fase da pesquisa, cujo título original do Projeto é As relações de comunicação e as condições de produção no trabalho de jornalistas em arranjos econômicos alternativos às corporações de mídia: produção jornalística, contou com apoio do CNPq, processo número...
Como trabalham os comunicadores no contexto de um ano da pandemia de Covid-19: …1 ano e 500 mil mortes
Estamos no segundo ano da pandemia de Covid-19 e no Brasil são mais de meio milhão de mortos. O dramático quadro brasileiro motiva a realização desta segunda rodada da pesquisa: Como trabalham os comunicadores no contexto de um ano da pandemia de Covid-19? Nosso objetivo é acompanhar com...
O trabalho em agências de comunicação: processos produtivos e densificação da atividade no jornalismo de rabo preso com o cliente
Esta tese foi desenvolvida com a finalidade de compreender a atividade de trabalho dos jornalistas que atuam fora das redações, especialmente em agências de comunicação. Para realizar este objetivo buscamos triangular métodos realizando tanto observações de campo, com...
Relatório de pesquisa: Como trabalham os comunicadores em tempos de pandemia da Covid-19
Esta pesquisa foi motivada pelo fato de já em março de 2020, no início da pandemia da Covid-19 no Brasil, haver notícias sobre as difíceis condições de trabalho vivenciadas pelos comunicadores em todo o país. Com a investigação em andamento, tivemos, no dia 14 de abril, a notícia da...
O papel das TICs na organização do trabalho de arranjos alternativos de mídia
O artigo é um recorte da pesquisa “As relações de comunicação e as condições de produção no trabalho de jornalistas em arranjos econômicos alternativos às corporações de mídia”, do Centro de Pesquisa em Comunicação e Trabalho (CPCT-ECA-USP), realizada entre 2016 e 2018 com...
A invisibilidade dos trabalhadores-comunicadores da comunicação organizacional: uma reflexão inicial
Este texto pretende desvelar a invisibilidade, na área acadêmica, do trabalho dos profissionais que atuam com comunicação no contexto das organizações, especificamente relações públicas, comunicadores organizacionais e jornalistas/assessores de imprensa. Primeiramente buscamos conceituar o...
Os conceitos diferenciados de comunicação e jornalismo alternativos e o mapeamento da produção acadêmica brasileira recente
Neste estudo buscamos destacar os conceitos que são apresentados na produção acadêmica para caracterizar a comunicação alternativa, especialmente no que tange à imprensa e ao jornalismo alternativos e identificar as pesquisas em termos de Brasil. Analisamos as publicações dos principais...
Narratividade e autoria na pesquisa em comunicação alternativa no Brasil
A trajetória de termos como imprensa alternativa, comunicação alternativa e jornalismo alternativo tem sido objeto de estudos integrantes de uma rede de sentidos formadora de uma narratividade que pode ser retraçada pela análise discursiva. Com base no levantamento de teses e dissertações...
Efeitos de sentido da autoria na pesquisa em comunicação alternativa no Brasil
Os conceitos e definições sobre imprensa, comunicação e jornalismo alternativos integram uma rede de sentidos construída ao longo da história da pesquisa no campo das ciências da Comunicação no Brasil. Observados em seu conjunto, propõem uma narratividade para a pesquisa que pode ser...