Saiba quem são os palestrantes do VII Fórum Comunicação e Trabalho

A primeira mesa de debates do VII Fórum Comunicação e Trabalho, que integra a programação oficial do 45º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, abordará o tema “As mutações no mundo do trabalho”.

O fórum é promovido pelo CPCT, em parceria com a Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) e a ECA-USP. Tem apoio ainda do Ministério Público do Trabalho de Pernambuco e do Tribunal Regional do Trabalho da 13ª Região – Paraíba.

Confira um pouco mais sobre os palestrantes. A mediação é de João Augusto Moliani (Universidade Tecnológica Federal do Paraná/UTFPR). Todas as três mesas ocorrem no dia 6/9, no Auditório 211 CCSA do campus I da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

 

Cláudio Brandão

Ministro do Tribunal Superior do Trabalho. Doutorando em Ciências Jurídicas pela Universidade Autônoma de Lisboa. Mestre em Direito pela Universidade Federal da Bahia. Membro da Academia Brasileira de Direito do Trabalho. Membro da Academia de Letras Jurídicas da Bahia. Membro do Instituto Baiano de Direito do Trabalho. Membro do Instituto Brasileiro de Direito Processual. Membro Correspondente da Academia Paulista de Letras Jurídicas. Investigador Integrado do Ratio Legis – Centro de Investigação e Desenvolvimento em Ciências Jurídicas da Universidade Autônoma de Lisboa, com o projeto Cultura de Paz e Democracia.

 

Wolney Cordeiro

Possui mestrado e doutorado em Direito pelo Centro de Ciências Jurídicas pela Universidade Federal da Paraíba. É desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 13ª Região. Autor de dezenas de artigos, capítulos de livros e de cinco livros de autoria exclusiva, com destaque para “A regulamentação das relações de trabalho individuais e coletivas no âmbito do Mercosul”.

 

Vanessa Patriota

Doutoranda em Direito do Trabalho e Teoria Social Crítica pela Universidade Federal de Pernambuco. Mestra em Gestão de Políticas Públicas pela Fundação Joaquim Nabuco (2005). Especialista em Direito do Trabalho pela Universidad Internacional de Andalucía. Especialista em Psicologia Clínica de Orientação Analítica pela Universidade Católica de Pernambuco. Procuradora do trabalho (Ministério Público do Trabalho) desde 2008. Membra da Academia Pernambucana de Direito do Trabalho. Coordenadora Nacional do coletivo Por um Ministério Público Transformador (Transforma MP). Experiência na área de Direito, com ênfase no Direito do Trabalho, atuando principalmente nos seguintes temas: flexibilização laboral, globalização e neoliberalismo, promoção da igualdade de oportunidades, efeitos da revolução digital na sociedade e uberismo.

 

Roseli Figaro

Professora Livre-docente, bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq, Nível 2. É coordenadora do CPCT. Presidenta da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação (COMPÓS). Professora convidada da Celsa – Sorbonne Université. Diretora editorial da Revista Comunicação & Educação. Tem inúmeros artigos publicados em revistas científicas nacionais e estrangeiras, capítulos de livros e os livros “Discurso jornalístico e condições de produção em arranjos econômicos alternativos às corporações de mídia”, “As relações de comunicação e as condições de produção no trabalho de jornalistas em arranjos econômicos alternativos às corporações de mídia”, “As mudanças no mundo do trabalho do jornalista de São Paulo” – também traduzido para o espanhol (“Los cambios en el mundo del trabajo del periodista”) e publicado pela Universidade Autônoma de Barcelona, “Relações de comunicação no mundo do trabalho”, “Comunicação e Análise do Discurso”, “Comunicação e trabalho – Estudo de recepção: o mundo do trabalho como mediação da comunicação”.

 

Veja a seguir a programação completa do VII Fórum Comunicação e Trabalho:

Buscar