Resumo
Este projeto será voltado para as empresas de comunicação – radiodifusão, imprensa, publicidade e internet – no sentido de melhor conhecer as mudanças que vêm se dando na organização do trabalho nestas empresas e como os profissionais da área têm enfrentado tais mudanças, ou seja, o impacto no processo de trabalho, na produção cultural e nas relações interpessoais no local de trabalho. O aporte teório-metododológico fundamenta-se na abordagem latino-americana dos estudos de recepção, privilegiando os conceitos de mediações culturais, mundo do trabalho e hegemonia. A filosofia da linguagem, através da análise do discurso, dará as referencias para a análise e interpretação do objeto empírico.
Objetivos
Entender, a partir dos sujeitos do trabalho no setor da Comunicação, como as mudanças profissionais estão ocorrendo, como eles vivenciam e enfrentam os desafios do período atual e quais perspectivas vislumbram para o futuro de sua área de trabalho. Além disso, nos interessa verificar qual é a experiência que eles têm no que diz respeito às relações de comunicação no mundo do trabalho, como se vêem e como vêem os outros no trabalho. Esse modelo que formulamos preocupa-se em aproximar o olhar do pesquisador ao fato em estado latente, foca a pesquisa no sujeito que vive a experiência do trabalho em Comunicação e no entorno do ambiente de trabalho.
Aspectos teóricos-metodológicos
Os estudos de recepção no mundo do trabalho ajudaram a formular o binômio Comunicação e Trabalho e propô-lo como conceito profícuo capaz de proporcionar um saber renovado sobre o campo da comunicação. A abordagem do trabalho como atividade humana permite ampliar e aprofundar a problemática conceitual e a avançar no sentido de um conjunto de proposições teórico e práticas para o desenvolvimento de pesquisas de comunicação no mundo do trabalho. Os pressupostos teóricos da abordagem ergológica levam à compreensão da comunicação como atividade de comunicação e trabalho; cujo objetivo é destacar os dois aspectos específicos e intrínsecos à mesma totalidade: a atividade humana. Sendo que não se pode separar um aspecto do outro. Ambos são responsáveis pela especificidade dos seres humanos em relação a outros animais.
A viabilidade desse conceito de atividade de comunicação e trabalho permite propor uma prática de pesquisa que tensiona os diferentes saberes disciplinares com a experiência vivida, a partir do questionamento orientado pela atividade real de trabalho. Fato que recoloca para cada disciplina uma reflexão epistemológica sensível à vida, à atividade humana e ao caráter de ineditismo do real. Faz entender como se vinculam dialeticamente atividade humana, saberes constituídos (normas, ciência) e valores (mensuráveis e imensuráveis). Três aspectos que perpassam as organizações sociais e a sociedade como um todo e demonstram como as escolhas feitas pelos sujeitos (corpo-si), no âmbito do micro e do macro-social, estão conformadas por normas e valores.
Tais questões epistemológicas e teóricas dão sustentação aos procedimentos metodológicos das pesquisas realizadas pelo grupo Comunicação e Trabalho, do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da ECA-USP. Na pesquisa que ora se apresenta, estão configurados esses princípios teóricos na construção do problema estudado, na construção do objeto empírico, na construção dos instrumentos metodológicos de abordagem do objeto empírico, bem como na análise dos dados recolhidos.
Recorte empírico da pesquisa
A pesquisa empírica baseou-se no estudo de perfis de profissionais de comunicação, empregados em grandes empresas do setor. Foi estruturada metodologicamente em duas fases empíricas: uma quantitativa e outra qualitativa. As amostras qualitativa e quantitativa foram compostas pelo critério de representatividade social e de conveniência dos objetivos da pesquisa. Os profissionais participaram da investigação a partir dos seguintes critérios: profissionais diretamente vinculados à área editorial; e profissionais vinculados diretamente ao negócio da agência de publicidade; são dedicados ao jornalismo, ao setor de publicidade, à produção editorial e à gestão da comunicação da empresa.
Na fase qualitativa, ouviram-se os comunicadores de maior experiência e tempo de trabalho; a eles foi solicitada uma entrevista. Eles responderam ao instrumento de pesquisa, roteiro de perguntas abertas, para entrevista em profundidade. Na fase quantitativa, foram escolhidos setores das empresas que trabalham diretamente com o produto cultural. Ao conjunto dos profissionais, aplicou-se o instrumento questionário de perguntas fechadas de múltipla escolha; com o objetivo de levantar dados sobre o perfil do profissional e a percepção deles sobre às mudanças ocorridas em seu cotidiano de trabalho e como tais mudanças incidem sobre os produtos culturais.
O questionário fechado de múltipla escolha foi aplicado via e-mail, e as respostas foram armazenadas eletronicamente, formatando um banco de dados. Da primeira empresa, Agência Publicitária Giovanni+Dratffcb, recortou-se uma amostra de 91 comunicadores de diferentes funções e hierarquias e aplicou-se o questionário. O retorno espontâneo foi de 73 respondentes. Na segunda empresa, a Editora Abril, recortou-se uma amostra de 738 funcionários da área editorial e aplicou-se o questionário. O retorno espontâneo foi de 177 respondentes, dos quais 142 foram validados. Os resultados são analisados a partir dos cruzamentos permitidos pelas variáveis geradas com as respostas dos participantes da pesquisa.
A fase qualitativa da pesquisa colheu o discurso do profissional sobre o relato de sua trajetória e histórico na empresa e na carreira. As entrevistas com os comunicadores foram transcritas e são fontes de informação e discursos a serem interpretados e compreendidos em seu contexto de enunciação. Entrevistaram-se 27 profissionais: seis da Agência Giovanni Draftfcb; nove da Editora Abril; oito da Rede Globo de Televisão; dois da Agência Estado; um da Folha de S.Paulo e um da Editora Globo. Em nenhum momento solicitou-se que os profissionais falassem em nome das empresas onde trabalham. Não é esse o foco da pesquisa. Foi-lhes solicitado que falassem sobre suas respectivas trajetórias profissionais e experiências no trabalho.
Entre os entrevistados há funções e níveis hierárquicos de responsabilidade diferentes. Entrevistaram-se os presidentes de duas das empresas da pesquisa: Giovanni+Draftfcb e Editora Abril; diretores de arte, diretores de mídia, diretores de redação, gestor de gráfica, editores, repórteres especiais, designers, editores de moda; diretor de recursos humanos. Estes profissionais têm como formação universitária o jornalismo, a programação visual, a engenharia química, a publicidade, as ciências políticas, a administração de empresas; e profissionais sem curso superior.
Resultados
Pretende-se demonstrar: primeiro, como as transformações no mundo do trabalho – introdução de novas tecnologias, produção flexível e precarização da mão-de-obra – nas empresas de comunicação se efetivaram alterando o perfil do profissional de comunicação; e segundo, como tais mudanças proporcionaram transformações no processo de elaboração dos produtos culturais, alargando a interdiscursividade entre o discurso jornalístico e o discurso publicitário. Os dados resultados da pesquisa ajudarão na discussão dos currículos para formação de profissionais na área, bem como trarão contribuições para o debate sobre as políticas de regulação e democratização dos meios de comunicação.
- Trajetórias pessoais e formação para o trabalho
- As mudanças no mundo do trabalho do comunicador
- Apontamentos para os comunicadores que estão na frente de batalha
- Algumas Considerações
Publicações
Artigos publicados em periódicos (completo)
- Figaro, Roseli. Comunicação e Trabalho: binômio teórico produtivo para as pesquisas de recepção. Mediaciones Sociales, v. 4, p. 23-49, 2009.
- Figaro, Roseli. Metáforas do discurso único, metonímias das culturas do trabalho. Estudos Avançados, v. 23, p. 362-364, 2009.
- Figaro, Roseli. Atividade de Comunicação e de Trabalho. Trabalho, Educação e Saúde, v. 6, p. 107-145, 2008
- Figaro, Roseli ; Santos, Roberto Elisio dos . A importância da gestão da comunicação. Caderno de Gestão & Regionalidade, v. 8, p. 5-7, 2006.
- Figaro, Roseli. O desafio teórico-metodológico nas pesquisas de recepção. Revista da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação, v. 1, n. ago/2005, p. 2-15, 2005.
- Figaro, Roseli. Considerações sobre os resultados da pesquisa de recepção: a construção dos sentidos do trabalho pelos receptores dos meios de comunicação. Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación, São Paulo, v. 2, p. 138-148, 2005.
- Figaro, Roseli. Estratégias discursivas simulam democracia no mundo do trabalho. Comunicação & Inovação, v. 6, p. 24-30, 2005.
Livros publicados/organizados ou edições
- Figaro, Roseli . Relações de Comunicação no mundo do trabalho. 1. ed. Sao Paulo: Anna Blume, 2008. v. I. 160 p.
- Figaro, Roseli (Org.) . Gestão da comunicação no mundo do trabalho, educação, terceiro setor e cooperativismo. 1. ed. São Paulo: Atlas, 2005. v. 1. 166 p.
Capítulos de livros publicados
- Figaro, Roseli . Políticas de comunicação no mundo do trabalho. In: Baccega, Maria Aparecida e Costa, Maria Cristina Castilho. (Org.). Gestão da comunicação – Epistemologia e pesquisa teórica. 1 ed. São Paulo: Paulinas, 2009, v. 1, p. 125-144.
- Figaro, Roseli . O desafio metodológico nas pesquisas de recepção. In: Giovandro Marcus Ferreira e Luiz Cláudio Martino. (Org.). Teorias da Comunicação – Epistemologia, Ensino, Discurso e Recepção. 1 ed. Salvador: Editora da Universidade Federal da Bahia, 2007, v. 1, p. 217-227.
- Figaro, Roseli. Estudo de recepção: o mundo do trabalho como mediação da comunicação. In: Mauro Wilton de Sousa. (Org.). Recepção mediática e espaço público – Novos Olhares. 1 ed. São Paulo: Paulinas, 2006, v. 1, p. 81-103.
- Figaro, Roseli; COSTA, M. C. C. . Políticas de comunicação e cultura: desafios do mundo do trabalho e das organizações do terceiro setor. In: Costa, Maria Cristina (no prelo). (Org.). Gestão da Comunicação: terceiro setor, organizações não-governamentais, responsabilidade social da emrpesa e novas formas de cidadania.. 1 ed. São Paulo: Atlas, 2006, v. 1, p. -.
- Figaro, Roseli. Comunicação no mundo do trabalho: instrumentalizando a razão comunicativa. In: Roseli Figaro. (Org.). Gestão da Comunicação no mundo do trabalho, educação, terceiro setor e cooperativismo. 1. ed. São Paulo: Atlas, 2005, v. , p. 105-116.
Trabalhos completos publicados em anais de congressos
- Figaro, Roseli . As mudanças no mundo do trabalho nas empresas de comunicação: o perfil sócio-econômico e de consumo cultural dos profissionais. In: II Colóquio Binacional Brasil-México de Ciências da Comunicação, 2009, São Paulo. Anais do II Colóquio Brasil-México de Ciências da Comunicação: Comunicação nas culturas locais e globais, 2009.
- Figaro, Roseli . Comunicação e Trabalho: o perfil do comunicador e o direito à informação. In: 18 Encontro Anual da Compos, 2009, Belo Horizonte. 18 Encontro Anual da Compos, 2009.
- Figaro, Roseli . Comunicação e Trabalho: Midia, consumo e cidadania. In: XXXI Congresso Brasilerio de Ciências da Comunicação, 2008, Natal/RN. Mídia Ecologia e Sociedade – Intercom 2008. Sáo Paulo : Intercom, 2008.
- Figaro, Roseli . Comunicação e Trabalho: contribuição epistemológica/ergológica às pesquisas de comunicação. In: Congresso da Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação, 2007, Santos. Anais do Congresso da Intercom. Santos/SP : Intercom, 2007. v. 1. p. 1-15.
- Figaro, Roseli . Estudo de Recepção e Ergologia: novos desafios teórico-metodológicos. In: Congresso da Sociedade Brasileira de Pesquisadores em Comunicação – Intercom, 2006, Brasília. Anais da XIX Intercom, 2006.
- Figaro, Roseli . Teoria e Pesquisa sobre comunicação e trabalho: contribuições para formular políticas de comunicação e cultura. In: Congresso da Associação Latino americana de Investigadores em Comunicação, 2006, São Leopoldo. Anais do Congresso da Alaic. São Leopoldo : Unisinos, 2006.
- Figaro, Roseli . Estudo de Recepção: os sentidos do trabalho para os meios de comunicação corporativos e da grande mídia.. In: XXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2005, Rio de Janeiro. Intercom/2005 Ensino e Pesquisa em Comunicação. Rio de Janeiro : Intercom/UERJ, 2005.
- Figaro, Roseli . Comunicação e Trabalho: as transformações do trabalho na empresa de comunciação.. In: XXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2005, Rio de Janeiro. Intercom 2005 – Ensino e Pesuqisa em Comunicação. Rio de Janeiro : Intercom/UERJ, 2005.
Resumos expandidos publicados em anais de congressos
- Figaro, Roseli ; SCHWARTZ, Y. . O trabalho na área da comunicação: interfaces e pluridisciplinaridade de saberes. In: XXX Congresso da Intercom, 2007, Santos/SP. Anais do XXX Congresso da Sociedade Brasileira de Investigadores em Comunicação. Santos/SP : Intercom, 2007. v. 1. p. 1-3.
Resumos publicados em anais de congressos
- Figaro, Roseli . Organização e mundo do trabalho: abordagens discursivas e diálogos de diferentes significados. In: III Abrapcorp, 2009, Sao Paulo. Comunicação Humanização Organizações III Abrapcorp, 2009.
- Figaro, Roseli . Comunicação e Trabalho: binômio teórico produtivo para as pesquisas de recepção. In: Encontro Nacional da Compos 2008, 2008, Sao Paulo. Encontro Nacional da Compos 2008, 2008.
- Figaro, Roseli . Estratégias discursivas simulam democracia no mundo do trabalho. In: Seminário Internacional Latino-Americano de Pesquisa em Comunicação, 2005, São Paulo. Democratizar a comunicação: uma tarefa pendente?. São Paulo- SP : Alaic/ECA-USP, 2005.
- Artigos aceitos para publicação
- Figaro, Roseli . O mundo do trabalho e as organizações: abordagens discursivas de diferentes significados. Organicom (USP), 2009.
Apresentações de trabalhos
- Figaro, Roseli . Comunicação e trabalho: o perfil do comunicador e o direito à informação. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
- Figaro, Roseli . Comunicação e trabalho: as mudanças no mundo do trabalho nas empresas de comunicação. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
- Figaro, Roseli . Organização e mundo do trabalho: abordagens discursivas e diálogos de diferentes significados. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
- Figaro, Roseli . Comunicación y trabajo: los cambios en el mundo del trabajo de los comunicadores y las consecuencias por lo derecho a la información. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
- Figaro, Roseli . Comunicação e hegemonia no mundo do trabalho. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
- Figaro, Roseli . A comunicação e trabalho na construção de redes alternativas. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
- Figaro, Roseli . Comunicação e Trabalho: binômio teórico produtivo para as pesquisas de recepção. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
- Figaro, Roseli . Gestão da comunicação no mundo do trabalho. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
- Figaro, Roseli . As mudanças no mundo do trabalho dos profissionais de comunicação. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
- Figaro, Roseli . Uma política de comunicação e cultura para as entidades de luta dos trabalhadores. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
- Figaro, Roseli . Atividade de Comunicação e Trabalho: uma reflexão sobre o campo da comunicação. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
Demais tipos de produção bibliográfica
- Pereira, Cristine Vargas ; Figaro, Roseli. Conceituando o trabalho: o visível e o invisível, 2008. (Tradução)
Produção artística/cultural
- Barbeiro, H. ; Figaro, Roseli. Programa Mundo Corporativo. 2005. (Apresentação em rádio).
Trabalhos em eventos (Completo)
- Figaro, Roseli . Comunicação e Trabalho: as transformações do trabalho na empresa de comunicação.. In: XXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2005, Rio de Janeiro. Intercom 2005 – Ensino e Pesquisa em Comunicação. Rio de Janeiro : Intercom/UERJ, 2005.
Trabalhos em eventos (resumo)
- Figaro, Roseli . Comunicação/Educação: campo de ressignificação das novas tecnologias. In: Seminário Internacional latino-americano de pesquisa da comunicação, 2005, São Paulo. Democratizar a Comunicação: uma tarefa pendente?. São Paulo – SP : Alaic/ECA-USP, 2005. p. 49.