Leia artigo de Roseli Fígaro publicado no Correio Braziliense

A iniciativa do governo Lula de abrir diálogo com lideranças de trabalhadores, centrais sindicais e empresas sobre o tema da regulação do trabalho de entregadores e motoristas por aplicativos motivou a criação do Fórum de Pesquisadores e Pesquisadoras que estudam o trabalho controlado por empresas-plataformas.

Assim começa o artigo assinado pela coordenadora do CPCT, Roseli Fígaro, veiculado no Correio Braziliense.

Ela é uma das signatárias do manifesto de pesquisadores e instituições científicas pela garantia dos direitos desses trabalhadores.

Subscrevo esse manifesto porque minhas pesquisas na área da comunicação têm se voltado para o tema do trabalho e acompanhamos as transformações que as tecnologias de informação e de comunicação trouxeram para o mundo do trabalho das categorias profissionais.

Roseli Fígaro aponta que “as empresas de plataformas estão monopolizando o mercado mundial da comunicação tanto jornalística quanto publicitária“.

Segundo ela, isso tem implicações “para as profissões da área da comunicação, para o direito do cidadão à informação de qualidade e tem implicações políticas para os estados democráticos“.

Leia a íntegra do artigo do Correio Braziliense aqui.

E confira o manifesto assinado por pesquisadores e instituições científicas aqui.

Veja os cards elaborados para divulgação do manifesto aqui.

Buscar