Pesquisadora é a nova coordenadora da RETIJ

A professora Janaina Visibeli, da Unidade Divinópolis da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), é a nova coordenadora da Rede de Estudos sobre Trabalho e Identidade dos Jornalistas (RETIJ), que integra a Associação Nacional de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor).

Além de também ser pesquisadora do CPCT, ela coordena ainda o Grupo de Estudos e Pesquisa das Poéticas do Cotidiano (EPCO) na UEMG.

Nosso desafio é dar continuidade ao trabalho dos colegas que nos antecederam na coordenação, para constituição da RETIJ, consolidando ações como a disciplina compartilhada entre programas de pós-graduação e a pesquisa do Perfil dos Jornalistas. Mas precisamos, também, ampliar a participação de pesquisadores de diferentes regiões do país, que discutem o tema, para fortalecer a rede e a SBPJor no território nacional. Nossas ações precisam ser orientadas nesse sentido“, afirma Janaina Visibeli.

Ela foi escolhida por unanimidade durante reunião da RETIJ, ocorrida no 19º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo da SBPJor.

Por fim, é importante mantermos o diálogo permanente com as entidades de classe da categoria, para que o conjunto de conhecimentos gerados pela RETIJ e pela SBPJor colabore nas disputas vividas no mundo do trabalho, na defesa do trabalho decente e na valorização social da atividade jornalística“, pondera a nova coordenadora.