As classes sociais na comunicação: sentidos teóricos do conceito

Autor: Rafael do Nascimento Grohmann

Resumo

O objetivo desta tese é compreender o lugar e a relevância do conceito de classe social no campo da comunicação e quais sentidos teóricos o conceito apresenta na área. Como ponto de partida, apresentamos mapeamento e análise de teses, dissertações e artigos de congressos (Compós, Comunicon e Intercom) entre os anos de 2010 e 2014. Em geral, podemos observar fragilidades teórico-metodológicas com relação aos conceitos de classes e comunicação, ocorrendo muitas vezes uma naturalização do conceito de classe. Além disso, em alguns casos, não há relação mais explícita com a perspectiva comunicacional ou vigilância epistemológica entre instâncias e fases da pesquisa. Em alguma medida, salvo exceções, os sentidos teóricos das classes são banalizados ou pouco aprofundados, não considerando questões de lutas e conflitos, com as desigualdades sendo transformadas em meras diferenças. Então, partindo de uma perspectiva marxista, discutimos implicações teórico-metodológicas das teorias de classes, em suas diferentes abordagens e procuramos traçar uma trajetória do conceito de classes nos estudos de comunicação. A partir dos sentidos do conceito no corpus, esboçamos três eixos teóricos, a saber: a) estudos de recepção; b) eixo discursivo; c) eixo da produção, de modo a englobar a complexidade dos processos comunicacionais. Propomos, então, pensar em midiatização, mediação e circulação das classes (e suas lutas), sendo a circulação a categoria mais ampla, envolvendo a circulação comunicacional e do próprio capital. A partir dessas categorias, podemos compreender as lutas de classes nas relações de comunicação.

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