Edital
Instituição: Centro de Pesquisa em Comunicação e Trabalho (CPCT), Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo/SP, Brasil
Supervisor: Roseli Aparecida Figaro Paulino, Coordenadora do Centro de Pesquisa em Comunicação e Trabalho (CPCT)
Período: 40 horas/semanais
Número de meses: 12
Ref: Bolsa de pós-doutorado referência – Fapesp Nº: 7002
DATIFICAÇÃO DA ATIVIDADE DE COMUNICAÇÃO E TRABALHO DE ARRANJOS DE COMUNICADORES: OS EMBATES COM AS DETERMINAÇÕES DAS EMPRESAS DE PLATAFORMAS
Área tema de pesquisa: Comunicação e Trabalho
Resumo: Analisamos as plataformas como meios de produção singulares. A singularidade dessas estruturas tecnológicas (Google [Alphabet], Amazon, Facebook [Meta], Microsoft) está na característica de operarem ao mesmo tempo no entrelaçamento das atividades de comunicação e das atividades de trabalho. Essa característica faz delas concomitantemente ferramentas tecnológicas, racionalidade organizacional e econômica, além de grupos de pressão e gestoras de políticas – com implicações dos termos de uso, por exemplo, para a soberania dos estados nacionais. Essa característica estrutura-se sobretudo nos mecanismos para a coleta de dados, os quais se constituem em insumo fundamental para a rentabilidade financeira desses conglomerados. Nossa hipótese é que a atividade de trabalho de comunicadores torna-se dado qualificado para a operação dessas empresas: jornalismo e publicidade são conteúdos destacados na circulação voltada para o engajamento. A pesquisa tem por finalidade entender o processo de datificação do trabalho desses profissionais: como e quais dados são capturados? como esses dados colaboram para a operação dessas empresas? qual o nível de dependência dos arranjos comunicacionais de trabalho das estruturas dessas empresas de plataformas? entre outras questões. Os objetivos desta bolsa são: a) ampliar a discussão sobre a necessidade de criação de infraestruturas públicas para o trabalho digital; b) identificar formas de evidenciar como as big techs extraem dados, que compõem a mercadoria dessas empresas com o propósito de monetizar e remodelar suas próprias lógicas privadas de extração de valor. O estudo será norteado por pesquisa bibliográfica e documental, entrevistas com cientistas, profissionais e outros especialistas em programação, e investigação de rastros de dados primários extraídos pelas ferramentas das plataformas; e a organização de bases de dados para pesquisa. A investigação de pós-doutorado acompanhará a equipe de pesquisa do projeto original em todos os seus eixos, relevância teórica e metodológica. Os objetivos da investigação, bem como os resultados esperados, estão alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 das Nações Unidas (ONU).
Atividades a serem desenvolvidas:
– Produção teórico-conceitual sobre como as plataformas captam e tratam os dados extraídos das interações do trabalho dos comunicadores em seus arranjos produtivos;
– Propiciar elementos que contribuam para a discussão sobre a necessidade de criação de infraestruturas públicas para o trabalho digital.
– Identificar meios para mostrar como as big techs extraem dados dos trabalhadores da comunicação no ambiente de trabalho os quais compõem a mercadoria dessas empresas com finalidade de monetização e remodelação de suas próprias lógicas privadas de extração de valor.
– Contribuir para o desenho de políticas públicas para sustentação de arranjos produtivos de comunicadores em plataformas digitais;
– Fornecer dados para a criação de protótipos de ferramentas e plataformas abertas para o trabalho de comunicadores e para comunicação entre trabalhadores e arranjos no sentido de não dependerem de plataformas digitais já existentes;
– Fortalecimento de colaboração entre acadêmicos, trabalhadores e organizações da sociedade civil;
– Publicações de artigos em revistas científicas com os resultados da pesquisa.
Requisitos para a bolsa:
A vaga está aberta a brasileiros e estrangeiros. Doutor(a) há menos de sete anos. Formação Superior em Comunicação e/ou Psicologia Social, com experiência em pesquisas sobre trabalho digital, experiência do usuário (UX/UI), economia da atenção, organização de bancos de dados. Perfil teórico consistente para análise de sistemas integrados e interface homem-máquina (IHM).
Línguas: Português e Inglês
Deverá fixar residência no período da bolsa na Capital, São Paulo, SP, Brasil.
O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 9.047,40 mensais e Reserva Técnica equivalente a 10% do valor anual da bolsa para atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.
Local: São Paulo, SP. Brasil, Universidade de São Paulo, Escola de Comunicações e Artes.
Documentos/Informações a serem enviadas: Ref: 7002 – comunicacaoetrabalho@gmail.com
(1) Súmula Curricular Fapesp e/ou Currículo Lattes;
(2) Certificado de conclusão do doutorado;
(3) Comprovação de experiência de pesquisa na área de Comunicação e Trabalho
(4) Carta de recomendação de dois (duas) pesquisadores(as) seniores
Limite para inscrição: 17/05/2024
Informações e-mail para: comunicacaoetrabalho@gmail.com