Com uma live no dia 2/12 (5ª feira), às 18h, o CPCT realiza o lançamento oficial do livro Arranjos jornalísticos alternativos e independentes no Brasil: organização, sustentação e rotinas produtivas.
A obra, disponível no formato de e-book, e com download gratuito, contém sete capítulos, redigidos por pesquisadores de diversas regiões do país.
Nela há o relato sobre a experiência dos arranjos jornalísticos alternativos e independentes em São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina, Tocantins, Goiás, Amapá, Ceará e Rio Grande do Norte.
“As primeiras reuniões, que deram origem ao livro, aconteceram no Fórum Comunicação e Trabalho e nos congressos da Intercom. Os encontros nacionais da SBPJor também acolheram diversas dessas conversas para pensarmos o trabalho nos arranjos jornalísticos digitais no Brasil”, afirma a coordenadora do CPCT, Roseli Fígaro, que é uma das organizadoras da publicação.
“Esta live encerra um processo de interlocução coletiva iniciada em ainda em 2017, entre o CPCT e pesquisadores de diferentes localidades do Brasil. Eles acompanharam os resultados da pesquisa As relações de comunicação e as condições de produção no trabalho de jornalistas em arranjos econômicos alternativos às corporações de mídias e fizeram suas próprias investigações. E agora terão a oportunidade de compartilhar suas descobertas e as novas práticas jornalísticas existentes no país“, conta Cláudia Nonato, que também participou da organização do e-book.
A live, que encerra o calendário de atividades do CPCT, poderá ser vista clicando na imagem a seguir.