O pesquisador João Augusto Moliani é o ganhador do Prêmio Abrapcorp 2021 na categoria tese.
O anúncio ocorreu durante o XV Congresso da Associação Brasileira de Pesquisadores de Comunicação Organizacional e de Relações Públicas (Abrapcorp).
É a segunda vez que estudo do CPCT conquista a premiação – anteriormente, a distinção havia sido alcançada por Claudia Rebechi, que atualmente é professora do Departamento Acadêmico de Linguagem e Comunicação (DALIC) e do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade (PPGTE) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).
As duas pesquisas tiveram orientação de Roseli Figaro, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação (PPGCOM) da ECA-USP e do CPCT.
Com o título O trabalho em agências de comunicação: processos produtivos e densificação da atividade no jornalismo de rabo preso com o cliente, a tese de João Augusto Moliani foi defendida em 2020.
“A pesquisa, com um intenso processo de observação e entrevistas, demonstrou as condições de trabalho nas agências de comunicação e como os jornalistas reconfiguram práticas e valores originais do jornalismo nesta atividade. Sem esse processo, estimulado por necessárias formações complementares, esses trabalhadores não conseguem alcançar a condição de gestor de processos comunicacionais, fundamental para a adaptação na comunicação organizacional“, explica.
Professor e coordenador do curso de Bacharelado em Comunicação Organizacional da UTFPR, o vencedor da edição 2021 fez seu estudo de campo junto a agências de comunicação de Curitiba.
“O que observamos também foi o processo de flexibilização e precarização que esse grupo sofre e como o valor trabalho de sua atividade é apropriado pelas agências, pelos clientes, pelos veículos de comunicação e pelas grandes corporações de mídia sem que isso lhe retorne como benefício“, diz.