Este artigo tem por propósito refletir sobre a comunicação na gestão do trabalho flexível por meio de uma discussão que dialoga com os estudos críticos sobre as novas formas de exploração do trabalho no capitalismo atual. Mais especificamente, procuramos tratar sobre formas de...
continue lendo
Este texto pretende desvelar a invisibilidade, na área acadêmica, do trabalho dos profissionais que atuam com comunicação no contexto das organizações, especificamente relações públicas, comunicadores organizacionais e jornalistas/assessores de imprensa. Primeiramente buscamos conceituar o...
continue lendo
Este artigo apresenta o resultado da pesquisa experimental de um projeto maior que visa compreender o trabalho e a atividade dos jornalistas na área de comunicação organizacional, mais especificamente nas agências de comunicação e assessorias de imprensa. A presença dos jornalistas nas...
continue lendo
Na mundialização do capital os oligopólios de comunicação assumem papel relevante como agentes discursivos e econômicos, utilizando de suas redes de comunicação e recursos de transmissão de dados. Por meio dos bens culturais que produzem transitam nos territórios participando da...
continue lendo
O presente artigo é um fragmento da pesquisa realizada na região do Centro-oeste mineiro, no período de 2010 a 2016, intitulada “Trabalho na Comunicação: Transformações no mundo do trabalho da comunicação na região do centro-oeste mineiro”. A pesquisa teve como objetivo refletir sobre...
continue lendo
O presente texto objetiva compreender como as estratégias de comunicação têm sido trabalhadas nas organizações privadas de Divinópolis, cidade polo da região Centro-Oeste de Minas Gerais, e como os processos comunicativos são compreendidos, em um cenário – histórico, mas também de...
continue lendo
O exercício do poder político e/ou econômico no meio de comunicação de massa é uma ferramenta de produção de consenso indispensável para a conquista da opinião pública. Essa relação mídia-política-poderio econômico no Brasil tem sido intitulada de “coronelismo eletrônico”. Este...
continue lendo
O artigo é parte da pesquisa coletiva “As relações de comunicação e as condições de produção no trabalho de jornalistas em arranjos econômicos alternativos às corporações de mídia”, iniciada em 2016 pelo CPCT/ECA-USP. Discute alguns sentidos sobre o trabalho jornalístico...
continue lendo
O presente artigo trata da relação existente entre lideranças políticas e os meios de comunicação de massa no Brasil, fenômeno que tem sido denominado “coronelismo eletrônico” (SANTOS; CAPARELLI, 2005; LIMA, 2011). Objetiva analisar a (des) regulamentação das Comunicações realizadas...
continue lendo