As relações de comunicação e as condições de produção no trabalho de jornalistas em arranjos econômicos alternativos às corporações de mídia

Trata-se de pesquisa realizada em São Paulo, pelo CPCT, entre 2016 e 2018, cujo objetivo foi compreender as novas formas de organização do trabalho de jornalistas em arranjos alternativos/independentes aos grandes conglomerados de mídia. Adotou-se o conceito de pesquisa exploratória e a...

Conglomerados midiáticos regionais: os meios de comunicação como meios de produção na territorialização do capital

Esta tese se interessa por compreender como os conglomerados midiáticos regionais participam da territorialização do capital, no interior do Brasil, e como tais organizações racionalizam o trabalho no processo produtivo. Para tanto, foi realizado o estudo de dois conglomerados regionais, sendo...

A comunicação no embate entre empresa e comunidades: análise crítica dos discursos de trabalhadores e população sobre as práticas comunicativas de responsabilidade socioambiental das organizações

A pesquisa objetivou conhecer o papel da comunicação no embate entre empresa/comunidades, observando se as práticas comunicativas de responsabilidade socioambiental empreendidas por empresas, junto a trabalhadores e comunidades, geram transformação ou manutenção do status quo e como os...

Apontamentos sobre geopolítica da mídia

Na mundialização do capital os oligopólios de comunicação assumem papel relevante como agentes discursivos e econômicos, utilizando de suas redes de comunicação e recursos de transmissão de dados. Por meio dos bens culturais que produzem transitam nos territórios participando da...

Discurso de líderes empresariais de Divinópolis sobre comunicação: entre a instrumentalização e a incompreensão

O presente texto objetiva compreender como as estratégias de comunicação têm sido trabalhadas nas organizações privadas de Divinópolis, cidade polo da região Centro-Oeste de Minas Gerais, e como os processos comunicativos são compreendidos, em um cenário – histórico, mas também de...

Tvs Educativas em Minas Gerais: instrumento de manutenção do poder político local?

O exercício do poder político e/ou econômico no meio de comunicação de massa é uma ferramenta de produção de consenso indispensável para a conquista da opinião pública. Essa relação mídia-política-poderio econômico no Brasil tem sido intitulada de “coronelismo eletrônico”. Este...

Estratégias de demarcação do ethos jornalístico na figura de novos arranjos de trabalho dos jornalistas

O artigo é parte da pesquisa coletiva “As relações de comunicação e as condições de produção no trabalho de jornalistas em arranjos econômicos alternativos às corporações de mídia”, iniciada em 2016 pelo CPCT/ECA-USP. Discute alguns sentidos sobre o trabalho jornalístico...

Mídia, poder e política: a (des)regulamentação das comunicações no Governo Temer

O presente artigo trata da relação existente entre lideranças políticas e os meios de comunicação de massa no Brasil, fenômeno que tem sido denominado “coronelismo eletrônico” (SANTOS; CAPARELLI, 2005; LIMA, 2011). Objetiva analisar a (des) regulamentação das Comunicações realizadas...

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